Autopista Régis divulga o balanço da Operação Carnaval, número de mortes caiu
19/02/2015
Operação Carnaval 2014 (De 28/2 a 5/3)
Mortes: 4
Operação Carnaval 2015 (De 13 a 18/2)
Mortes: 1
Redução de - 75%
“A redução da fatalidade nos acidentes é o resultado de várias ações conjuntas que a Concessionária pôs em prática durante a operação, como o reforço operacional de contingente e viaturas, que otimizaram os atendimentos aos usuários; a implantação de faixas reversíveis na Serra do Cafezal permitiu maior fluidez no tráfego e a redução do stress dos congestionamentos; além das campanhas educativas alusivas ao cinto de segurança, álcool e bebida”, comenta o gerente de tráfego da Autopista Régis Bittencourt, Francisco Pires de Oliveira.
A Concessionária preparou um esquema especial com o reforço das equipes operacionais para atender ao aumento do tráfego, contabilizando 3.188 atendimentos prestados aos usuários no período. Do total de atendimentos, foram 1.450 ocorrências de panes em geral e remoções de veículos; e 245 atendimentos clínicos, de auxílio médico a vítimas de acidentes e mal súbito.
Entre a saída e o retorno do recesso, mais de 30 mil ligações foram registradas pela central 0800 70 90 116, para obtenção de informações, solicitação de atendimento na rodovia, sugestões, elogios e reclamações.
Um esquema especial de tráfego foi colocado em prática no trecho da Serra do Cafezal, entre Juquitiba e Miracatu (SP), com a montagem de faixas reversíveis para auxiliar na fluidez do tráfego. A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Campanhas educativas
Arteris e suas concessionárias federais e estaduais lançaram durante o Carnaval a campanha “Carnaval Responsável – Não faça a festa na estrada” nas rodovias administradas pelo Grupo, com o objetivo de alertar os usuários quanto aos perigos da combinação do álcool com a direção e do uso do celular ao volante. A campanha foi transmitida por meio de faixas expostas ao longo dos trechos administrados pelas concessões, com as mensagens “Bebida e direção não dá samba” e “Celular custa caro. Não pague com a vida. Não use celular dirigindo”. Outra importante campanha teve como tema o uso do cinto de segurança, com a distribuição de folhetos informativos nos pedágios e exposição de faixas ao longo das rodovias.