Secretarias unem forças no combate a dengue em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/02/2015

Um mutirão entre as Secretarias e demais departamentos da Prefeitura de Taboão está programado para o dia 28 de fevereiro com o propósito de intensificar as ações no combate a Dengue. 

Em reunião com a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, todas as Secretarias ficaram incumbidas de no dia da ação unir forças para ir às ruas alertarem a população sobre alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegipty. 

“Temos que nos unir para conscientizar os moradores de certos cuidados não dando chances do mosquito da dengue se procriar. São atitudes simples que podem evitar certos criadouros”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.

A secretária de Saúde, Dra. Raquel pediu empenho nessa ação de combate e prevenção. “Sabemos que dentro das residências existe um grande deposito de água em baldes por conta do calor e a falta de chuva. E, isso pode ser um grande fator para o mosquito botar seus ovos e assim surgir à doença”, disse. 

Ações que são desenvolvidas durante o ano todo pela Vigilância Epidemiológica e Zoonoses do município como localização de criadouros, aplicação de larvicidas, nebulização e orientação à população com material institucional serão intensificadas no dia 28. “Esse é um trabalho de formiguinha nos bairros porque percebemos que os grandes criadouros estão dentro de casa”, ressaltou o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Taboão, Dr. Milton Parron.

Os Prontos Socorros do município, HGP – Hospital Geral do Pirajuçara e as UBS estão preparados para o pronto atendimento de um quadro de dengue. “A partir do momento que o morador estiver sentindo qualquer sintoma da doença pode procurar um desses equipamentos de saúde que será atendido, orientado e tratado, além de fazer a sorologia a partir do sexto dia dos sintomas”, enfatizou Dra. Raquel.

Participam dessa ação as Secretarias de Educação, Saúde, Manutenção, Obras, Assistência Social, Cultura, Habitação, Desenvolvimento, Esporte, Trânsito, GCM, Defesa Civil, Cata Bagulho, Diretores das UBS, Zoonoses e Vigilância Epidemiológica. 

Com o feriado de Carnaval a Secretaria de Saúde faz um alerta aos foliões e a todos que pretendem viajar pelo fato de poderem importar a doença de outros lugares infectados. “Todos precisam tomar alguns cuidados como hidratar bastante, passar repelente e caso sintam algum sintomas da dengue procurar a UBS ou o Pronto Socorro mais próximo”, completou Dr. Milton Parron. 

Sintomas da dengue

Dengue Clássica: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência.


Comentários