Educação Ambiental e organização da Cooperativa reforçam Coleta Seletiva em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 6/02/2015

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, inicia no mês de fevereiro ações voltadas à Educação Ambiental nas escolas municipais. Esse trabalho propiciará o fortalecimento do Centro de Triagem do Parque Paraíso, do Viveiro de Plantas e da Coleta de Pneus, localizado na Avenida dos Itapecericanos, Parque Paraíso.

Serão instalados Pontos de Entrega Voluntária – PEV’s nas instituições de ensino, e os técnicos da Divisão de Educação Ambiental irão ministrar palestras e atividades direcionadas a cada escola, visando trabalhar as características de cada comunidade.

O objetivo é transformar os alunos em agentes propagadores da importância da coleta para seus familiares, para o bairro e, consequentemente, ao meio ambiente. A previsão da SPMA é levar o projeto a 100% das escolas municipais neste primeiro semestre e, no segundo, fazer uma avaliação do processo.

Cooperativa

A Educação Ambiental nas escolas, promovida em parceria com a Secretaria de Educação, irá aumentar a oferta de materiais reciclados na cidade. Isso vai propiciar um avanço no trabalho da Cooperativa Recicla Vera Cruz, que atua no Centro de Triagem do Parque Paraíso acompanhada pela equipe da Prefeitura.

São 22 cooperados que fazem a triagem, processamento e venda do material coletado nos Pontos de Entrega Voluntária, escolas e empresas, pelos três caminhões que a Administração Municipal coloca à disposição do programa. O rendimento da venda do material separado é dividido entre os trabalhadores.

Recentemente, foi aberto no local um brechó, onde são vendidos a preços populares materiais encontrados na coleta, como roupas, brinquedos e acessórios. A renda também é revertida aos cooperados.

O Centro de Triagem do Potuverá atualmente passa por uma de reestruturação. A Cooperativa atuará nos dois Galpões e serão cerca de 35 cooperados (inicialmente), entre os que atuam desde o início da Coleta Seletiva e os novos, como carroceiros que estão sendo cadastrados pelo trabalho executado em parceria com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

As ações de educação ambiental nas escolas e reorganização da Cooperativa de Recicladores, a médio prazo, irá ampliar consideravelmente a Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, atendendo solicitação do prefeito Chuvisco, que não mede esforços para propiciar atividades que conjuguem preservação ambiental com geração de renda para os munícipes. O Programa de Coleta Seletiva mais forte também representa economia ao erário Público, uma vez que diminui a quantidade de lixo comum a ser descartado.

Pneus e Viveiro

O espaço de Triagem da Coleta Seletiva localizado na Avenida dos Itapecericanos, no Parque Paraíso, abriga também outras duas importantes atividades: Coleta de Pneus e Viveiro de Plantas.

Com a campanha de divulgação, visitas e cadastramento dos borracheiros do município, o Centro teve um grande aumento no número de pneus descartados de forma correta. Atingindo a média mensal de dois mil em 2014, só no mês de janeiro de 2015 foram descartados no local 12 mil pneus.

O Viveiro de Plantas recebe mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas, relativo à compensação ambiental. Elas são cultivadas pelos técnicos da Prefeitura e utilizadas na arborização da cidade.

O local está à disposição da população, que pode descartar material reciclado, pneus, solicitar mudas ou mesmo visitar o brechó. O Centro fica na Avenida dos Itapecericanos, ao lado do Ginásio João Galera.

Comentários