Secretaria de Trânsito intensifica sinalização pela cidade de Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/02/2015

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Embu das Artes está intensificando a sinalização pela cidade, a ação faz parte do projeto Travessia Segura e inclui a instalação de semáforos, placas e pintura de sinalização e faixas de pedestre.

A primeira intervenção ocorreu na Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, no Jardim Santo Eduardo. O trecho entre a Rua Poços de Caldas e a Avenida Lorena recebeu sinalização semafórica, faixas para pedestres, pintura e remanejamento de pontos de ônibus, placas reguladoras de estacionamento e ampliação de vagas de carga e descarga de materiais.

Para Rafael Parada, filho de um comerciante local, a mudança beneficia a todos: “Ajuda até mesmo comerciantes como nós, que possuem vagas próprias de estacionamento. Antes as pessoas não queriam nem saber, mesmo falando que se tratava de guia rebaixada elas paravam em frente à loja e impediam o acesso dos clientes. Agora o trânsito está mais organizado, está até sobrando vagas demarcadas para elas deixarem o carro, coisa que nunca acontecia”.

Mesmo para quem não mora no local a mudança é perceptível: “Não existia local definido para carga e descarga, era difícil achar um lugar para parar. As vagas exclusivas facilitaram a minha vida, fiz entregas dos dois lados da rua, sem medo de ser multado”, disse o motorista da empresa “Balas e Caramelos Açumel”, Agnaldo Côdo.

Travessia mais segura

O Jardim Santa Tereza também recebeu intervenções, além dos monitores de travessia e da fiscalização eletrônica, a Avenida João Paulo II e as ruas ao entorno ganharam faixas de pedestre bicolores (vermelho e branco), o que facilita visualização por pedestres e motoristas.

O próximo passo será a instalação de um semáforo em frente ao Largo Tracredo de Almeida Neves, conhecido como Largo do Santa Tereza. Mesmo com o novo equipamento os monitores de travessia permanecerão no local por mais algumas semanas, orientando os munícipes sobre a utilização do equipamento.

Segundo moradores, a medida irá impor mais respeito: “As monitoras são muito bacanas, elas ajudam bastante, mas, infelizmente, ainda tem gente que não respeita. Espero que com o semáforo isso mude”, disse Maria de Lourdes Souza.

“O semáforo obriga o motorista a parar e garante mais segurança principalmente para quem, como eu, atravessa com criança. Espero que o farol tenha temporizador, para que a gente possa calcular melhor o tempo de travessia”, sugeriu Eduardo Alves Araujo.

As próximas vias a receber intervenções serão a Estrada da Constantinopla, no Jardim Independência, e a Rua Guararapes, na Vila Perequê. A previsão é que a nova sinalização seja implantada entre essa semana e a próxima.Também está prevista a instalação de semáforo na região do Valo Velho,  em parceria com a Prefeitura de Itapecerica da Serra.


Comentários