Cidades da região intensificam campanhas e Itapecerica registra casos de dengue
A cidade de Itapecerica da Serra contabiliza três casos da Dengue em investigação aguardando confirmação de análise. Em Embu das Artes e Taboão da Serra no primeiro mês de 2015, não foi constatado nenhum caso de dengue nos municípios. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e nos períodos de calor, os cuidados devem ser redobrados.
Com a falta de chuva e o forte calor aumenta a probabilidade de proliferação do mosquito. “A tendência é que as pessoas usem baldes para suprir a falta de água em alguns pontos da cidade. Com isso aumenta a chance do mosquito fazer seu criadouro”, explicou a secretária de Saúde de Taboão Dra. Raquel Zaicaner.
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A fêmea pode colocar até 200 ovos por vez e as larvas saem e de cinco a sete dias se transformam em mosquitos na fase adulta. Mas não basta retirar a água o local tem que ser limpo, pois os ovos resistem, por até um ano, aderidos à parede do recipiente.
É importante redobrar o cuidado para não permitir que objetos do dia-a-dia tornem-se criadouros do mosquito como os recipientes que acumulam água. Lembre-se, não basta retirar a água, tem que mantê-los limpos. As caixas d’água devem ser mantidas fechadas e colocar telas no “ladrão”. Quando utilizar tonéis para armazenar água, não se esqueça de mantê-los fechados e procure limpá-los semanalmente.
As calhas entupidas e lajes também podem ser grandes criadouros. É importante verificar periodicamente esses locais e remover a água acumulada. Os pratinhos de plantas devem ser limpos semanalmente ou colocar areia até a borda. Já para as plantas aquáticas, os vasos devem ser lavados com água e sabão, utilizando uma escova, ao menos uma vez na semana. E por fim, manter os sacos de lixo fechados e as lixeiras tampadas que impede, ainda, a aproximação de outros animais que podem trazer doenças como os ratos.
Para o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Dr. Milton Parron a população deve fazer sua parte e ficar alerta. “Os maiores criadouros se encontram em água parada nos vasos, pneus, caixa d´água descoberta, galões e baldes sem a tampa, tampas de refrigerantes, entre outros objetos que acumulem água”.
Campanhas
As campanhas de combate ao mosquito serão intensificadas em fevereiro na cidade de Embu das Artes.
Taboão da Serra também realiza ações para o combate, as equipes das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Zoonoses e setores da Secretaria de Saúde estão nas ruas do município para prevenção de doenças sazonais.
A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra encerra o mês de janeiro com uma ação de mobilização contra a dengue marcada por um pedágio realizado em quatro importantes cruzamentos da cidade, com distribuição de material informativo aos motoristas e pedestres.