Ações da GCM e Polícia Militar diminuem índice de furtos em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/01/2015

Por meio da Delegacia Seccional de Taboão da Serra, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apresentou índices que apontam uma queda considerável no número de crimes ocorridos no município: enquanto os roubos caíram 4,32%, as ocorrências de veículos furtados diminuíram 7,69% e os furtos gerais apresentaram 2,38% de retração em relação ao período de janeiro a dezembro de 2013.

Diante dos índices apresentados, é importante ressaltar a parceria entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, que somaram 29 registros de ocorrência.  

Para Gerson Brito, secretário de Segurança, os números comprovam a importância do trabalho em conjunto. “Muito me orgulha ver a evolução da GCM. Nosso inimigo em comum é a criminalidade e os dados falam por si só da importância de mantermos e intensificarmos estas parcerias que têm dado tão certo”, afirma. 

Entre os crimes mais frequentes estão: roubo a pedestres (03), furtos a estabelecimentos comerciais (04), embriaguez ao volante (05), receptação de veículos (04), furtos qualificados (03) e porte ilegal de arma de fogo (02), além de roubo de veículos e a estabelecimentos comerciais. 

A Guarda Municipal de Taboão da Serra atua desde agosto de 2014 com aval da Lei 13.022 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), que reconheceu o poder de polícia das corporações em todo o país. “Preparamos nossos agentes há meses para esta realidade que se tornava cada vez mais inevitável e hoje temos o resultado”, ressalta Brito.

Balanço da criminalidade

O estudo feito pela Polícia Civil ainda indica os bairros de maior incidência e horário das ocorrências. De acordo com os dados, a área central (05), Cidade Intercap (04) e Jardim Record (03) são os bairros com maior índice de crimes e o horário mais perigoso para o pedestre é entre as 18 e 02h.

A faixa etária dos criminosos é de 18 aos 49 anos, e mais de 90% deles são homens. O levantamento mostrou outra questão já conhecida pela segurança pública: a migração da criminalidade. Mais de 60% dos autores dos crimes são de cidades vizinhas, principalmente dos bairros de Campo Limpo, Capão Redondo e Paraisópolis.


Comentários