Semana de Formação de Educadores de Taboão da Serra envolveu mais de 2300 profissionais

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 24/07/2010

O VI Encontro de Educação, Cultura e Inclusão Social para os educadores da rede municipal de ensino, promovido pela Prefeitura de Taboão da Serra por meio da Secretaria da Educação, aconteceu durante os dias 20, 21 e 22 de julho na Faculdade Anhanguera.

“A escola em transformação: novos espaços, novos tempos, novos caminhos” foi o tema deste ano que teve uma ótima participação dos profissionais de educação. De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, José Marcos dos Santos, o balanço da semana foi muito positivo. “Tivemos a presença de 100% dos educadores e outros profissionais que trabalham na educação. Isso foi muito gratificante porque sabemos que as palestras, cursos e oficinas atingiram seu objetivo de reciclar e atualizar o conhecimento daqueles que são responsáveis pela formação dos nossos alunos”.

O secretário também fez questão de agradecer o empenho de todo os setores da prefeitura no sucesso da semana, e destacou a participação da cultura. “Na programação tivemos as intervenções culturais não só como entretenimento, mas que tasmbém abordaram os temas propostos, então faço questão de agradecer a vice-prefeita Márcia e claro ao prefeito Evilásio que idealizou a semana de formação com muito carinho”, ressaltou José Marcos.   

Para se ter uma ideia do sucesso do evento, estavam previstas 72 atividades por dia, número que foi superado, chegando a 150 atividades diárias que foram divididas em três períodos nas salas e laboratórios de informática da faculdade. A semana movimentou cerca de 2300 profissionais por dia, entre professores, coordenadores, diretores, inspetores e assistentes de desenvolvimento infantil e escolar que participaram de atividades, workshops, palestras e dinâmicas ministradas por aproximadamente 50 palestrantes diferentes, abordando os mais diversos temas, desde psicomotricidade ao emprego da dança como atividade agregadora.

Já na abertura do evento, os educadores participaram de uma palestra motivacional com Leila Navarro, umas das melhores palestrantes do país, que falou sobre termos uma atitude “vencedora” diante das dificuldades.

Vários especialistas em educação puderam interagir com os professores e ajudá-los a trocar experiências, como foi o caso de Maria Angélica Pavan, focalizadora da dança circular. “As danças circulares foram pesquisadas em 1970 por Bernard Woins, ele concluiu que em diversas culturas, as danças folclóricas eram, na grande maioria feitas através de círculos, ou seja, a dança circular tem o caráter de agregar, desenvolver a cooperação entre os participantes”, explica ela.

Para a folclorista, a semana proporcionou diversas experiências enriquecedoras, pois cada atividade poderá ser desenvolvida e aplicada em diversas situações do cotidiano dos educadores. “Uma das professoras me disse que costuma aplicar a dança circular na reunião de pais, ou sempre no início das aulas. É uma maneira simples e fácil de unir um grupo, promovendo a aceitação mútua e servindo para quebrar as diferenças e não é preciso ser bailarino para dançar, é muito fácil”, conclui Maria Angélica.

A professora Suzana Macedo, da EMEF Paulo Freire, diz que se interessou mais pelos temas da Educação Inclusiva. “Me inscrevi para as palestras que trataram da inclusão dos alunos com deficiência, sou voluntária em uma entidade e lido com essa realidade também na sala de aula, essa semana foi muito boa, houve conteúdo diversificado, valeu à pena participar”, afirma a professora.

A prefeitura realiza formação continuada de seus educadores durante todo o ano. Os resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados recentemente pelo Ministério da Educação, comprovam que Taboão da Serra vem melhorando, cada vez mais, a qualidade de ensino em sua rede municipal.

Foto: Ricardo Vaz

Comentários