Prefeitura entrega certificados de conclusão de curso para alunos do Protejo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 23/07/2010

Na tarde da última terça-feira, 20, a Prefeitura de Taboão da Serra promoveu a entrega dos certificados de conclusão de curso para os 120 alunos do Protejo. No programa do Governo Federal, jovens entre 15 e 24 anos expostos à violência doméstica ou urbana participaram durante 11 meses de aulas, oficinas e palestras de formação e inclusão social.

Além das autoridades municipais, o evento contou com a participação da coordenadora nacional do Protejo, Neusa Miller que enfatizou que o fim do curso representa um novo começo para os jovens. “Estamos fechando um ciclo aqui em Taboão da Serra. Centenas de jovens como vocês, com a mesma falta de oportunidade não receberam essa chance. Vocês são a esperança de Taboão, de São Paulo, do Brasil. Mas eu alerto, se vocês não continuarem estudando, o Protejo sozinho não garante que vocês continuem com trabalho, por isso, vocês tem que continuar firmes”.

O prefeito Evilásio fez questão de falar da importância de investir na formação das pessoas. “Às vezes a falta de cultura faz com que priorizemos as obras físicas. Mas aqui em Taboão da Serra, o jovem, o adolescente vale mais que uma avenida, o idoso vale mais do que uma ponte, porque a verdadeira ponte é darmos condições para uma vida melhor, darmos condições para se adquirir dignidade”, disse.

Evilásio aproveitou a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Jacira Moreti e falou sobre outro programa que a prefeitura desenvolve. “Estou vendo o currículo desses jovens, com todas essas atividades, eles irão ter prioridade, para se quiserem, ingressar no programa Projovem Trabalhador, está aqui a secretária Jacira, para receber e priorizar para vocês 500 vagas nesse outro programa, para que vocês não parem por aqui”.

Em todos os discursos, a palavra oportunidade prevaleceu, assim como no depoimento do aluno Carlos Antonio Bispo. “Quero agradecer a oportunidade que a prefeitura me deu. Tenho certeza que todos os alunos entraram de um jeito e saíram daqui mudados e com certeza nós não vamos jogar essa chance fora”, disse.
No auditório da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, onde o evento foi realizado, as paredes estavam enfeitadas com as poesias escritas pelos alunos do Protejo, que gostaram tanto das aulas de literatura que juntos escreveram o livro “Poesia e Arte da Periferia”, que foi entregue para as autoridades, com direito até ao autógrafo dos alunos.

Protejo
No programa os jovens, com idade entre 15 e 24 anos, participam de aulas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em dois ciclos de 800 horas com temas como readaptação social, violência, auto-estima, estética, sexualidade, paternidade responsável, meio ambiente, direitos humanos, mídia, estado, sociedade, cidadania, segurança pública, sistema penal e drogas. Além das oficinas, os jovens tem aulas de informática, curso de panificação, musicalização e até literatura.

Texto e Foto: Marcelo Valladão

Comentários