Técnicos apresentam o diagnóstico sócio ambiental da APA na reunião publica em Embu
O Plano de Manejo é responsável pela regulação do uso e ocupação do solo da área da APA Embu Verde, visando o uso sustentável e evitando a degradação de áreas de interesse ambiental pela urbanização.
Quatro técnicos foram responsáveis por apresentar para população presente na reunião publica, os estudos realizados na região e as possíveis conclusões iniciais. A mediadora relembrou a 1ª Oficina de Integração, realizada em maio, que teve como pilar promover a integração da comunidade social, além de esclarecer sobre a APA e o processo de elaboração do plano de manejo. Diante das informações da comunidade obtidas nesta oficina foi possível fazer um levantamento de aspectos da APA, que foram apresentados na noite desta terça-feira.
O grupo de técnicos de Curitiba, da Ferma Engenharia, empresa que faz a elaboração dos trabalhos, mostraram aos presentes os aspectos físicos, biológicos e vegetais (características da região), trazendo para opinião pública as deficiências da região e demonstrando as potencialidades. Os técnicos destacaram a necessidade da criação da APA, uma vez que Embu das Artes tem especies em extinção. As próximas etapas é realizar uma contabilização de especies de forma precisa e dessa forma ter uma base de estudos para analisar o que pode ser feito com exatidão.
APA Embu Verde
A APA Embu Verde é responsável pela ordenação do crescimento da cidade e pela preservação de recursos como água, ar, florestas e animais, garantindo uma cidade menos poluída e mais agradável. O gerenciamento da APA é realizado pelo Conselho Gestor, eleito a cada dois anos, composto por representantes do poder público e da sociedade civil, garantindo a participação da comunidade nas decisões políticas e o crescimento sustentável da cidade.
Com informações Rita de Biaggio - Comunicação Prefeitura de Embu