Professora de Taboão da Serra aprova Khan Academy

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 9/12/2014

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Taboão da Serra, decretou 2014 como “O Ano da Matemática nas escolas”. Neste sentido, sistemas de aprendizado que são utilizados em outros países foram implantados, de maneira experimental, em algumas escolas do município. Uma delas foi a plataforma Khan Academy, que vem ganhando destaque na mídia nacional.

A simplicidade com que os assuntos são tratados, através de vídeos e atividades, ganhou notoriedade mundial. Tamanho sucesso também atraiu elogios de professores de Taboão da Serra, como a educadora Rosália Francisco dos Santos, moradora do Jardim São Judas.

Formada em pedagogia, Rosália utiliza a metodologia da Khan Academy com a filha de 12 anos e com alunos da EMEF Dr. Anísio Dias dos Reis, do Jardim Saint Moritz. “A plataforma e as atividades são muito boas. Esta interação foi uma forma de fazer os alunos se interessarem mais pela disciplina”, afirma. “Porém, como a Khan já faz parte da grade de disciplinas, com o passar o tempo, os alunos começaram a encarar como uma obrigação e ficaram um tanto desestimulados”, desabafa.

Para contornar a situação, a pedagoga desenvolveu um sistema lúdico de competição, que premia os alunos que realizarem mais desafios no laboratório. “Os desafios só destravam a medida que os alunos acessam os conteúdos das disciplina. Então, muitos alunos estudam em casa os conceitos da Khan”, explica.

A utilização da plataforma desenvolveu uma nova dinâmica de aprendizado e está despertando a curiosidade das crianças. “Percebi que eles se desenvolveram bastante depois da aplicação do método, principalmente por sempre querem aprender coisas novas. Na plataforma eles acessam conteúdos como álgebra, volumes, entre outras coisas”, exemplifica. “Logo, eles veem as inúmeras atividades e, aquilo que não compreendem me pedem explicação em sala de aula”, finaliza.

Além da EMEF Dr. Anísio, outras três escolas estão desenvolvendo o projeto da Khan Academy. Na escola, as aulas acontecem duas vezes por semana. As crianças contam com o apoio de um professor e um técnico da área de tecnologia.  Os alunos que não tem computador com acesso a internet em casa, podem utilizar o laboratório da escola para estudar os conceitos.

De acordo com o secretário da pasta, João Medeiros, a ideia é ampliar o projeto da Khan Academy para mais escolas da rede. “Em um mundo globalizado e tecnológico, é necessário levar estas ferramentas para dentro das salas de aula”, disse. “Entendemos que as novas tecnologias são nossas aliadas para a qualidade no ensino. E, neste sentido, aumentaremos o número de escolas que ofertem estas novas possibilidades de aprendizado”, conclui.

Comentários