Novos conselheiros da saúde tomam posse em Taboão

Por Outro autor | 16/07/2010

Em noite de gala, com o Cemur lotado, os novos conselheiros gestores e municipais de saúde tomaram posse na última terça- feira, 13. O prefeito de Taboão da Serra Evilásio Farias fez questão de entregar os certificados para os novos conselheiros, acompanhado de autoridades do município.

Durante seu pronunciamento, o prefeito falou sobre os investimentos da saúde citandoo quanto é gasto com cada serviço no município e ressaltando a importância dosconselhos. “Nós temos o melhor serviço de saúde da região, um exemplo disso é o Samu, o Pronto Socorro Infantil e duas unidades básicas que serão entregues ainda esse ano. Cabe a vocês conselheiros cobrarem não só mais investimentos da prefeitura, mas principalmente do governo do estado que é responsável pelo atendimento de média e alta complexidade, como internações e cirurgias”, disse Evilásio.

O anfitrião do evento, o secretário de Saúde José Alberto Tarifa estava emocionado e disse que a participação popular é essencial para promover melhorias na saúde. “Em um time de futebol você torce mas não tem possibilidade de intervir no resultado, mas aqui em Taboão da Serra o prefeito nos deu a oportunidade de alterar o resultado no jogo,porque a população está trabalhando junto com a gente”.

A conselheira Rosa Noguti, que falou em nome de todos os conselheiros agradeceu
ao prefeito e aos vereadores presentes e disse que é muito importante o governo
dar espaço para as pessoas participem e terminou com a fala “Poder para o povo”.
Os Conselhos são órgãos de fiscalização do Sistema Único de Saúde e estão previstos
na Constituição Federal. Atuam na formulação de estratégias e no controle da
execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

O conselho gestor é formado por 16 pessoas que atuam em cada uma das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. São quatro representantes da população, dois funcionários da Unidade e mais dois gestores indicados pelo governo, mais o suplente de cada um. No total são 176 pessoas formam o conselho gestor das unidades básicas de saúde. As eleições do Conselho Gestor aconteceram aos finais de semana do dia 17de abril a 29 de maio.

Já o Conselho Municipal de Saúde é formado por 32 conselheiros, titulares e suplentes.São cinco representantes da população que utiliza os serviços de saúde do município,dois indicados por entidades religiosas, um indicado por um sindicato de trabalhadores de saúde da região, três gestores que trabalham na rede, três funcionários da saúde indicados pelo Sindicato de Funcionários Públicos da cidade, um representante do governo do estado e um representante de uma empresa que presta serviço de saúde para o município. A eleição do Conselho Municipal de Saúde aconteceu no dia 31 de maio.

Texto: Nely Rossany e foto Ricardo Vaz

Comentários