Escolas taboanenses inovam no ensino da matemática
Escolas de Taboão da Serra estão testando novas ferramentas para o ensino da matemática. Uma delas é a EMEF Dr. Anísio Dias dos Reis, no Jardim Saint Moritz. A escola está utilizando a plataforma digital Khan Academy para instigar os alunos a descobrir um novo mundo por trás dos números.
O Khan Academy é um sistema de aprendizado gratuito que está disponível na internet. As aulas são simples e as atividades são divididas por assuntos e série escolar. O site foi criado pelo americano Salman Khan e oferece além do ensino da matemática, cursos em diversas áreas do conhecimento, como ciência, artes e humanidades.
Devido à simplicidade com que os assuntos são tratados, através de vídeos, a plataforma se tornou um sucesso mundial e é recomendado por personalidades, como o empresário Bill Gates, o lutador Anderson Silva e a atriz Marina Ruy Barbosa.
Na prática, o sistema funciona da seguinte forma: através de um computador com acesso a internet os alunos estudam em casa os conceitos disponíveis na Khan Academy. Na escola, duas vezes por semana, cerca de 270 alunos da EMEF, que estão matriculados nos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental, tem aulas no laboratório de informática.
As crianças, acompanhados por um professor e por um técnico da área de informática, realizam “desafios”, que são testes de conhecimento. Quando estes desafios terminam e os alunos atingem uma nota específica, a plataforma propõe novos conceitos para serem estudados. As crianças que não possuem computador em casa utilizam o laboratório de informática da escola, das 12h às 13h, para estudar os conceitos na Khan Academy.
De acordo com a diretora da escola, Priscilla Scandalo, um dos principais desafios para a aplicação do método foi entender o processo. “É preciso entender a proposta para poder monitorar os alunos e acompanhar o rendimento de cada um deles. Neste sentido, nós nos debruçamos, entendemos o que é a plataforma Khan e criamos uma dinâmica de monitoramento”, explica. “Esta estratégia está sendo utilizada para instrumentalizar os professores e, consequentemente, eles repassam isto aos alunos”, afirma.
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra