Saúde do negro é tema de debate no mês da Consciência Negra em Taboão
A saúde da população negra é tema de debate nas Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra durante o mês de novembro em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Dinâmicas com a população, danças e palestras sobre anemia falciforme marcam as atividades programadas pela Secretaria de Saúde e Coordenadoria da Igualdade Racial.
O tema escolhido da anemia falciforme se deve ao fato de a doença ter origem da África e por ter chegado ao Brasil através dos africanos trazidos para trabalhar como escravos. Apesar de estar mais presente em negros, devido à miscigenação, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.
“É um mês atípico porque estamos atendendo o novembro azul com a prevenção do câncer de próstata e agora trataremos da saúde da população negra”, explicou a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner.
III Seminário sobre a Saúde da População Negra - Traçando Vidas
Taboão começou a comemorar o Dia da Consciência Negra com o III Seminário Traçando Vidas, voltado para os funcionários da saúde, Cultura, Educação, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social. Oficinas de turbante, percussão, ritmos, danças e palestras sobre a saúde do negro e sua inserção na sociedade, realizadas pelo Dr. Dagoberto Fonseca e Mafone Odara, deram início as atividades dessa data que homenageia Zumbi dos Palmares.
Dia da Consciência Negra
Novembro ainda reserva uma programação especial para o Dia da Consciência Negra, 20, a partir das 9h30, no Cemur, com exposições, desfile com roupas típicas, show, teatro, dança e uma missa no Santuário Santa Terezinha. Já dia 28, às 18h30, acontece a entrega da medalha Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Taboão da Serra.
Confiram a programação das palestras – Saúde da População Negra
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra