Passageiros de Taboão da Serra enfrentam problemas diários com o transporte público
16/11/2014
A esperança dos usuários é de que em 2015, quando a licitação do serviço for discutida os transtornos sejam amenizados e a prefeitura cobre as melhorias que a população espera.As queixas quanto a qualidade do serviço não são novas.
"Só quem anda de ônibus sabe o tamanho da insatisfação que a gente enfrenta. Tem motorista que pensa que tá em pista de corrida. Tem outros que não param nos ônibus e ainda os que brigam com os passageiros", dispara uma usuária moradora do jardim Novo Record.
Por onde quer que se ande, em quase todas as paradas de ônibus espalhadas pelo município, as denúncias surgem a todo o momento. São passageiros que precisam utilizar este meio de transporte diariamente para irem principalmente ao trabalho, escolas ou até mesmo para passear. Mas acabam se deparando muitas das vezes, com motoristas despreparados para lidar com o público dos mais distintos que carregam todos os dias.
"Pelo valor alto da passagem o serviço tinha que ser bem melhor", enfatiza um usuário do jardim Salete.
Xingamentos, bate boca e a falta de respeito de alguns condutores causam espanto nos passageiros, que acabam por não entenderem determinadas formas de tal tratamento. O estresse aparentemente sofrido por estes motoristas, pode estar diretamente ligado a jornadas extensas, e a dupla função que ocupam ao dirigir e cobrar as passagens ao mesmo tempo, uma vez que esta é uma medida praticada em Taboão.
"As pessoas reclamam muito mas os motoristas também sabem o que passam. Dirigir e cobrar passagem não é tão fácil assim", revela o motorista da linha circular 6.
Recentemente uma jovem que ia a caminho do trabalho, ao descer do ônibus da linha circular, acabou caindo e sofreu várias escoriações, pois o motorista não a esperou concluir a saída do veículo, e arrancou o carro violentamente - relembre aqui. Casos semelhantes a este acontecem com frequência, por exemplo, quando motoristas apressados trafegam com as portas dianteiras abertas, sem que o passageiro esteja totalmente dentro do ônibus.
Os casos de troca de insultos e atitudes duvidosas por parte dos motoristas, relatados pelos usuários do transporte municipal, muitas vezes acabam não sendo registrados, porque, o lado B de todos os problemas, é a dificuldade que se tem em obter a atenção dos funcionários do serviço de atendimento ao consumidor (sac), para registrar os acontecimentos do dia a dia, que só quem é passageiro sabe bem explanar.