Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores temem violência em Taboão da Serra

Por Karen Santiago | 2/04/2012

central

Arquivo do Jornal na NetCâmeras de monitoramento poderiam ajudar a coibir a violência. Mas, das 26 existentes só quatro funcionam 

É cada dia mais crescente a insatisfação dos moradores de Taboão da Serra quando o assunto é violência. A reportagem do Jornal na Net foi as ruas questionar qual a maior deficiência que o município enfrenta, e ao ouvir cerca de 30 pessoas, de bairros diversos, constatou que o medo e clamor por mais policiamento, se sobressai quando o assunto é transporte, ou até mesmo educação.

A saúde é a primeira queixa dos moradores. Que reclamam da demora no atendimento e também para marcar exames, além da falta de equipamentos. A violência vem logo em seguida e a falta de vagas nas creches completa as principais deficiências do município, segundo eles. 

“Os crimes parecem não ter um basta e se tornam mais freqüentes nos bairros. Enquanto eles (os bandidos) agem, nós ficamos no meio de tanta violência e mais, sem um policiamento que garanta de verdade a segurança de nós munícipes. Sinto-me vulnerável a tantos crimes e torço para que eu não seja uma das vítimas dos marginais”, afirma Eliege, moradora do Jardim Maria Rosa.

Adelaide de Carvalho contou à reportagem que o Jardim Helena é um dos bairros que está sofrendo com a violência também. “Carros são furtados e roubados, além de motocicletas até dos entregadores de pizza. Não podemos nem receber mais pizzas. Passou das 21h, já não podemos mais ficar nas ruas e o policiamento nunca é visto”, desabafou.

Wellington, morador do bairro Freitas Júnior, comentou que nas diversas conversas entre os moradores da cidade, o que mais se houve falar são os casos de furtos, roubos e saidinhas de banco. “A situação está crítica, já não temos mais segurança para sair de casa e sabermos se vamos voltar. A qualquer momento somos assaltados e o policiamento quase não existe”, comentou.

Em alguns bairros como Parque Monte Alegre, Jardins América, Maria Rosa e Bom Tempo, casos de assaltos realizados por motoqueiros são constantemente relatados pelos moradores, relembre aqui

 “Moro no Jardim Bom Tempo e na minha rua, Levi de Souza e Silva, também vem acontecendo vários assaltos durante o dia e são praticados por dois rapazes de moto, mas não sei qual moto é. Não podemos nem mais sair no portão de casa sem sentir medo, a policia tem que fazer algo!”, contou Jaqueline Trudes Braga.

Outros casos de assaltos logo cedo, ou no período noturno foram relatados também na reunião do Conseg Monte Alegre, realizada na última quinta-feira, 29, relembre aqui


Saidinhas de banco, roubo a mão armada, furto a pessoas / veículos e tráfico de entorpecente são os crimes de maior incidência no município de Taboão da Serra, segundo a polícia.

Os locais com maior concentração desses crimes são nas imediações do Shopping Taboão, Rodovia Régis Bittencourt (centro), Kizaemon Takeuti, Estrada Benedito Cesário e São Francisco.

De acordo com o capitão da polícia militar, Jairo Léo, a corporação da 2ª companhia, já faz, desde o ano passado, a operação saque seguro para evitar que mais vítimas sejam alvos da saidinha de banco.

“A operação funciona inclusive no horário de atendimento bancário, para orientar quem vai sacar dinheiro. Uma forma de prevenção. Já evitamos muitas ocorrências, quando a vítima avisa que viu alguém estranho lá dentro do banco, aciona a polícia, e evitamos a saidinha de banco”, comentou.

Ele orientou que as vítimas registrem a ocorrência, uma vez, que sem os boletins, não é possível fazer o levantamento dos locais de maior incidência de crimes na cidade e, com isso, o policiamento não será destinado para os bairros, e, além disso, a polícia não terá informações sobre os roubos, dificultando que o criminoso seja identificado.

Peniche, investigador da cidade, ressaltou que as vítimas passem o máximo de informações, características sobre os criminosos, para a polícia investigar os crimes.

Neco

Gostaria de perguntar ao Capitão Jairo Léo o que ele acha do cidadão ficar entre 4 e 5 hs na única delegacia de uma cidade de 240 mil habitantes para fazer um boletim de ocorrência , somente para fazer estatística ? o que precisamos é polícia na rua. Este é o respeito que o governador têm com a cidade e contar com ações da prefeitura nem pensar !!!

23/07/2017

Agência do BB de Taboão é acusada de manter funcionários em condições insalubres

O Sindicato interrompeu as atividades em uma agência do Banco do Brasil no centro de Taboão da...

23/07/2017

Empresário de Taboão está desaparecido e família pede ajuda para encontrá-lo

O empresário e morador de Taboão da Serra conhecido como Fábio Mario Martins, da Fator Veículos,...

07/07/2017

Fernando e Analice Fernandes inauguram Arena Multiuso com festa

A obra que teve a participação da deputada estadual Analice Fernandes, acaba de ser inaugurada,...

04/07/2017

Manifestantes fazem ato em Taboão contra reintegração de posse em área no Laguna

Um pequeno grupo de moradores de uma área invadida no parque Laguna no limite entre Taboão da...

02/07/2017

Cratera na rua Mário Latorre continua aberta em Taboão da Serra

Há uma semana uma verdadeira cratera está aberta na rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, em...

01/07/2017

Abertura do Quentão de Taboão reuniu autoridades e amplo público

A abertura do Quentão do Taboão nesta sexta-feira, 30, marcou a inauguração da Arena Multiuso de...

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

26/06/2017

1ª Caminhada contra as drogas mobiliza Embu-guaçu e reúne mais de 2 mil pessoas

Mais de duas mil pessoas participaram da 1ª Caminhada contra as drogas realizada pelos Policiais...

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.