Moradores temem violência em Taboão da Serra
É cada dia mais crescente a insatisfação dos moradores de Taboão da Serra quando o assunto é violência. A reportagem do Jornal na Net foi as ruas questionar qual a maior deficiência que o município enfrenta, e ao ouvir cerca de 30 pessoas, de bairros diversos, constatou que o medo e clamor por mais policiamento, se sobressai quando o assunto é transporte, ou até mesmo educação.
A saúde é a primeira queixa dos moradores. Que reclamam da demora no atendimento e também para marcar exames, além da falta de equipamentos. A violência vem logo em seguida e a falta de vagas nas creches completa as principais deficiências do município, segundo eles.
“Os crimes parecem não ter um basta e se tornam mais freqüentes nos bairros. Enquanto eles (os bandidos) agem, nós ficamos no meio de tanta violência e mais, sem um policiamento que garanta de verdade a segurança de nós munícipes. Sinto-me vulnerável a tantos crimes e torço para que eu não seja uma das vítimas dos marginais”, afirma Eliege, moradora do Jardim Maria Rosa.
Adelaide de Carvalho contou à reportagem que o Jardim Helena é um dos bairros que está sofrendo com a violência também. “Carros são furtados e roubados, além de motocicletas até dos entregadores de pizza. Não podemos nem receber mais pizzas. Passou das 21h, já não podemos mais ficar nas ruas e o policiamento nunca é visto”, desabafou.
Wellington, morador do bairro Freitas Júnior, comentou que nas diversas conversas entre os moradores da cidade, o que mais se houve falar são os casos de furtos, roubos e saidinhas de banco. “A situação está crítica, já não temos mais segurança para sair de casa e sabermos se vamos voltar. A qualquer momento somos assaltados e o policiamento quase não existe”, comentou.
Em alguns bairros como Parque Monte Alegre, Jardins América, Maria Rosa e Bom Tempo, casos de assaltos realizados por motoqueiros são constantemente relatados pelos moradores, relembre aqui.
“Moro no Jardim Bom Tempo e na minha rua, Levi de Souza e Silva, também vem acontecendo vários assaltos durante o dia e são praticados por dois rapazes de moto, mas não sei qual moto é. Não podemos nem mais sair no portão de casa sem sentir medo, a policia tem que fazer algo!”, contou Jaqueline Trudes Braga.
Outros casos de assaltos logo cedo, ou no período noturno foram relatados também na reunião do Conseg Monte Alegre, realizada na última quinta-feira, 29, relembre aqui
Saidinhas de banco, roubo a mão armada, furto a pessoas / veículos e tráfico de entorpecente são os crimes de maior incidência no município de Taboão da Serra, segundo a polícia.
Os locais com maior concentração desses crimes são nas imediações do Shopping Taboão, Rodovia Régis Bittencourt (centro), Kizaemon Takeuti, Estrada Benedito Cesário e São Francisco.
De acordo com o capitão da polícia militar, Jairo Léo, a corporação da 2ª companhia, já faz, desde o ano passado, a operação saque seguro para evitar que mais vítimas sejam alvos da saidinha de banco.
“A operação funciona inclusive no horário de atendimento bancário, para orientar quem vai sacar dinheiro. Uma forma de prevenção. Já evitamos muitas ocorrências, quando a vítima avisa que viu alguém estranho lá dentro do banco, aciona a polícia, e evitamos a saidinha de banco”, comentou.
Ele orientou que as vítimas registrem a ocorrência, uma vez, que sem os boletins, não é possível fazer o levantamento dos locais de maior incidência de crimes na cidade e, com isso, o policiamento não será destinado para os bairros, e, além disso, a polícia não terá informações sobre os roubos, dificultando que o criminoso seja identificado.
Peniche, investigador da cidade, ressaltou que as vítimas passem o máximo de informações, características sobre os criminosos, para a polícia investigar os crimes.