Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores temem violência em Taboão da Serra

Por Karen Santiago | 2/04/2012

central

Arquivo do Jornal na NetCâmeras de monitoramento poderiam ajudar a coibir a violência. Mas, das 26 existentes só quatro funcionam 

É cada dia mais crescente a insatisfação dos moradores de Taboão da Serra quando o assunto é violência. A reportagem do Jornal na Net foi as ruas questionar qual a maior deficiência que o município enfrenta, e ao ouvir cerca de 30 pessoas, de bairros diversos, constatou que o medo e clamor por mais policiamento, se sobressai quando o assunto é transporte, ou até mesmo educação.

A saúde é a primeira queixa dos moradores. Que reclamam da demora no atendimento e também para marcar exames, além da falta de equipamentos. A violência vem logo em seguida e a falta de vagas nas creches completa as principais deficiências do município, segundo eles. 

“Os crimes parecem não ter um basta e se tornam mais freqüentes nos bairros. Enquanto eles (os bandidos) agem, nós ficamos no meio de tanta violência e mais, sem um policiamento que garanta de verdade a segurança de nós munícipes. Sinto-me vulnerável a tantos crimes e torço para que eu não seja uma das vítimas dos marginais”, afirma Eliege, moradora do Jardim Maria Rosa.

Adelaide de Carvalho contou à reportagem que o Jardim Helena é um dos bairros que está sofrendo com a violência também. “Carros são furtados e roubados, além de motocicletas até dos entregadores de pizza. Não podemos nem receber mais pizzas. Passou das 21h, já não podemos mais ficar nas ruas e o policiamento nunca é visto”, desabafou.

Wellington, morador do bairro Freitas Júnior, comentou que nas diversas conversas entre os moradores da cidade, o que mais se houve falar são os casos de furtos, roubos e saidinhas de banco. “A situação está crítica, já não temos mais segurança para sair de casa e sabermos se vamos voltar. A qualquer momento somos assaltados e o policiamento quase não existe”, comentou.

Em alguns bairros como Parque Monte Alegre, Jardins América, Maria Rosa e Bom Tempo, casos de assaltos realizados por motoqueiros são constantemente relatados pelos moradores, relembre aqui

 “Moro no Jardim Bom Tempo e na minha rua, Levi de Souza e Silva, também vem acontecendo vários assaltos durante o dia e são praticados por dois rapazes de moto, mas não sei qual moto é. Não podemos nem mais sair no portão de casa sem sentir medo, a policia tem que fazer algo!”, contou Jaqueline Trudes Braga.

Outros casos de assaltos logo cedo, ou no período noturno foram relatados também na reunião do Conseg Monte Alegre, realizada na última quinta-feira, 29, relembre aqui


Saidinhas de banco, roubo a mão armada, furto a pessoas / veículos e tráfico de entorpecente são os crimes de maior incidência no município de Taboão da Serra, segundo a polícia.

Os locais com maior concentração desses crimes são nas imediações do Shopping Taboão, Rodovia Régis Bittencourt (centro), Kizaemon Takeuti, Estrada Benedito Cesário e São Francisco.

De acordo com o capitão da polícia militar, Jairo Léo, a corporação da 2ª companhia, já faz, desde o ano passado, a operação saque seguro para evitar que mais vítimas sejam alvos da saidinha de banco.

“A operação funciona inclusive no horário de atendimento bancário, para orientar quem vai sacar dinheiro. Uma forma de prevenção. Já evitamos muitas ocorrências, quando a vítima avisa que viu alguém estranho lá dentro do banco, aciona a polícia, e evitamos a saidinha de banco”, comentou.

Ele orientou que as vítimas registrem a ocorrência, uma vez, que sem os boletins, não é possível fazer o levantamento dos locais de maior incidência de crimes na cidade e, com isso, o policiamento não será destinado para os bairros, e, além disso, a polícia não terá informações sobre os roubos, dificultando que o criminoso seja identificado.

Peniche, investigador da cidade, ressaltou que as vítimas passem o máximo de informações, características sobre os criminosos, para a polícia investigar os crimes.

Neco

Gostaria de perguntar ao Capitão Jairo Léo o que ele acha do cidadão ficar entre 4 e 5 hs na única delegacia de uma cidade de 240 mil habitantes para fazer um boletim de ocorrência , somente para fazer estatística ? o que precisamos é polícia na rua. Este é o respeito que o governador têm com a cidade e contar com ações da prefeitura nem pensar !!!

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.