Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara aprova em segunda votação redução da alíquota do IPTU em Taboão

Por Sandra Pereira | 12/12/2013

camara600

Sandra PereiraVereador Andre Egidio deixou o plenário sem dar explicações momentos antes da votação da redução da alíquota

Com voto favorável dos vereadores da oposição, que mesmo criticando o projeto que reduz a alíquota de cobrança do IPTU em Taboão da Serra votaram pela sua implantação, e, a ausência do voto do líder do PSDB, vereador André Egidio, a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou nesta quarta-feira, 11, com 11 votos, o projeto que visa cumprir a principal proposta de campanha do prefeito Fernando Fernandes: a redução do IPTU. Causou estranheza entre todos os parlamentares a saída de André Egidio do plenário momentos antes da votação da matéria, que já havia sido apreciada na Casa segunda-feira, 9 - relembre aqui - quando Andre Egidio votou a favor da matéria.

 Além de reduzir as alíquotas de cobrança do IPTU em Taboão a proposta também reduz a taxa de publicidade cobrada de quem mantém placas no município. A medida atinge empresas de outdoor e até comerciantes que têm placas de publicidade em seus comércios. O governo anterior aumentou a tributação do setor e passou a cobrar mais de R$ 2 mil por placa instalada. Agora a cobrança será reduzida para R$ 600,00;

A lei de redução da alíquota do IPTU aprovada pela câmara só valerá a partir de 2015. A justificativa do governo é de que como 2014 é ano eleitoral a legislação proíbe a redução da alíquota do IPTU. Atualmente a alíquota de cobrança é de 2% para área não edificada e vai cair para 1,85%. Na área edificada vai cair de 0,60% para 0,48% e na Zona de Zeis foi fixada alíquota de 0,38%. Hoje quem paga o IPTU à vista tem um desconto de 40%, que foi reduzido para 7%.   

“A Casa debateu bastante a proposta. Tivemos posições antagônicas na discussão, porém a votação ocorreu de forma unânime. Todos os vereadores perceberam que o projeto atinge o objetivo de redução do IPTU. Espero que esse seja o efeito prático desse projeto de lei e que isso possa beneficiar a população. A redução sobre a taxa de publicidade é importante porque o poder público não pode inviabilizar as atividades comerciais no município”, afirma o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Nóbrega. 

O vereador Ronaldo Onishi salientou que a lei é a mais importante votada pela Casa esse ano. De acordo com o vereador o governo fez estudos para reduzir ao máximo a alíquota de cobrança e garantiu descontos entre 20 e 24% para os contribuintes e mais 7% para quem paga o imposto à vista. 

“A preocupação do governo era garantir que a lei beneficiasse os moradores, dentro da legalidade, e atendendo ao plano de governo. Saliento que não é fácil tratar de uma lei como essa. Não haverá vício e nem ilegalidade na proposta”, afirmou Onishi. 

Único vereador de Taboão da Serra a votar pelo aumento do IPTU e “sobreviver” à eleição o vereador Cido voltou a lembrar a ilegalidade dos descontos elevados concedidos aos contribuintes que pagam o IPTU à vista. Ele citou que o Tribunal de Contas já havia apontado a ilegalidade dos descontos e disse agradecer a Deus e aos moradores a oportunidade de corrigir o erro histórico.

“A população em geral ganha com essa lei. Votei pelo aumento por inexperiência e falta de maturidade. Naquele momento não vi que se tratava de uma armadilha. Errei e estou aqui corrigindo. Hoje estou mais preparado, estudei, discuti e estou certo de que vamos garantir para 2015 uma lei melhor, mais justa e sem renúncia de receita”, afirmou Cido. 

Após a primeira votação do projeto por unanimidade, na segunda-feira, 9, o prefeito Fernando Fernandes disse à imprensa que costuma avaliar as votações da câmara com objetividade. Ele comentou jornal distribuído no final de semana pelo PT alegando que o partido se mostrou contra a proposta, mas citou que o representante legal do partido na Casa, vereador Moreira, votou a favor da proposta. 

“1x0 o time ganha o jogo. Votação na Câmara é assim votou a favor reconheceu a qualidade e validade do projeto. Agora 12x0 é lavada. É muito bom. É unanimidade. Mostra que as forças políticas da cidade entendem que independente dos seus posicionamentos entende que o projeto é bom para Taboão da Serra”, disse o prefeito.

Oposição sem rumo

O presidente voltou a criticar a oposição em Taboão da Serra e disse que suas declarações anteriores ao Jornal na Net – leia aqui –   repercutiu entre os líderes políticos da cidade.  

“A oposição está sem rumo, perdida e sem líder, com exceção do vereador Moreira que mantém uma posição partidária e tenta marcar posição a oposição em Taboão da Serra ou reconhece o trabalho do nosso governo ou não tem projeto e ideias. Acredito que nos próximos sete anos a oposição não irá evoluir, mas vai sucumbir. Não haverá contraponto. Isso e ruim. Nós vamos ter que andar sozinhos pela cidade e descobrir como agir e executar nosso plano de governo”.


22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

21/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

20/04/2017

Secretaria da Fazenda deposita 289 milhões em repasses de ICMS

As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica receberam do governo do estado à...

18/04/2017

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da...

16/04/2017

Comissões de Finanças e de Transporte da Câmara de Taboão terão Audiência

As comissões de Finanças e de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra vão realizar...

15/04/2017

Presidente da Câmara de Taboão recebe presidente do Legislativo de Embu

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva, recebeu numa visita...

13/04/2017

Partidos devem entregar prestações de contas de 2016 até 30 de abril

Os 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem entregar à...

13/04/2017

416ª Zona Eleitoral pede ajuda da Câmara para incentivar cadastro de biometria

Para evitar as longas filas que se formam no período que antecede as eleições, e, ao mesmo tempo...

13/04/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio fruto de emenda da deputada Analice

O prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa esteve no Palácio dos Bandeirantes para...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

24/04/2017

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica, sofrem com assaltos frequentes

Na última semana os bandidos esperaram as crianças e os adolescentes descerem do ônibus escolar,...

24/04/2017

Festa da Divina Misericórdia: Hoje Jesus volta o Seu olhar para nós

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.