Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Gestão da IACTA leva caos ao Pronto Socorro do Antena

Por Sandra Pereira | 22/02/2013

antena

Arquivo Jornal na Net Administração da IACTA está com  os dias contados, enquanto isso população sofre com descaso na saúde

Está cada dia pior o atendimento prestado pela IACTA Saúde aos pacientes que procuram atendimento no Pronto Socorro do Antena, em Taboão da Serra. As queixas da população sobre a má qualidade do atendimento de saúde no local crescem a cada dia. O tempo de espera por atendimento aumentou, o número de médicos para atender foi reduzido. Há problemas até mesmo com a higiene das salas e roupas  e lençóis dos leitos.Em alguns horários a superlotação é comum no local. Para agravar ainda mais o quadro, que já era ruim desde o segundo semestre de 2012, os atrasos nos pagamentos de funcionários acabam fomentando a insatisfação e trazendo insegurança em quem trabalha no limite do estresse e convive com a falta de estrutura para atender bem a quem precisa.

O prefeito Fernando Fernandes já anunciou que vai reincidir o contrato com a empresa que é alvo constante que críticas e até de uma investigação do Ministério Público. Desde o período pré-eleitoral ele fazia críticas à atuação da IACTA na cidade. Fernando Fernandes  está em conversação com a Sociedade Paulista de Medicina, que administra o AME e o HGP para assumir a administração do Antena – leia mais aqui.

O vereador José Aparecido Alves disse que vai pedir ao prefeito a ruptura imediata do contrato da prefeitura com a IACTA.

“Estamos vivendo o pior momento na história da saúde na nossa cidade. A IACTA já superou todos os limites do caos. Pessoas estão morrendo por falta de atendimento de qualidade. Essa empresa já fez muito mal à Taboão e deve deixar a nossa cidade rapidamente. Vou pedir ao prefeito que acabe logo com o sofrimento da nossa população e tire a IACTA da cidade”, disse.

A reportagem do Jornal na Net esteve no Antena essa semana e se deparou com o quadro dramático da saúde pública no local. Nos corredores pacientes esperam transferência para outras unidades, outros aguardam laudos médicos para confirmar altas ou cirurgias. Em meio aos caos funcionários desmotivados tentam manter a rotina de atendimento sem saber ao menos se vão receber os salários atrasados, ou ao menos manter os seus empregos após a saída da IACTA do Antena.

Pacientes das mais diversas faixas etárias e com os mais variados problemas de saúde chegam a esperar atendimento médico por até cinco horas. Todos são unânimes em admitir que é preciso mudanças urgentes no Antena.

“Esperei quase cinco horas para passar no médico. Tinha tenta gente esperando que nem deu tempo de falar o meu nome direito. É absurdo o jeito como atendem a gente no Antena.
Há relatos de pacientes que teriam ficado horas esperando para passar na triagem, que define as prioridades de atendimento. Depois da triagem teve gente que ficou quase duas horas para conseguir ser atendido pelo médico. Alguns desistiram e voltaram para casa.

Um idoso de 72 anos disse a reportagem que enfrentou mais de três horas de espera para tomar uma injeção contra gripe e medir a pressão. Uma moradora do Leme resumiu o drama de todos ao evidenciar que a saúde é a área  mais carente de atenção dos governantes. “Hoje eu fiquei três horas para ser medicada. Já cheguei a ficar um dia inteiro. Aqui sempre foi assim”, lamentou. 

Maria Cicera

É lamentável o que está acontecendo com a Saúde Pública de taboão da Serra.Os relatos acima nos entristece muito, ver o povo sofrendo desta maneira. Mas convenhamos: A gestão da IACTA, pode ser a pior possivel, mas empresa nenhuma vai prestar um bom serviço à população se não receber por isso. O contrato deve ser respeitado, a empresa precisa receber pelo serviço prestado. Sabemos que é um valor absurdo? Claro que sim. Porém deviam ter visto isso antes de firmarem o contrato. Agora, cobrar da empresa qualidade, sem verba é ridiculo! Concordo que a SPDM é uma entidade renomada, qualificada e é disso realmente que o povo precisa! Qualidade e confiança no serviço. O prefeito Fernando Fernandes está corretissimo em agilizar o processo. Parabéns prefeito! Só, lembre-se de olhar para alguns funcionários que ficaram carregando o PS nas costas, pois a DIREÇÂO do PS, literalmente abandonou a LUTA e OBRIGAÇÂO. Apenas ficaram àqueles funcionários que mesmo com todas as dificuldades estão lá para atender a população. E, estão preocupados com os seus empregos e direitos trabalhistas. chefes de familia que não abandonaram o seu posto diante da crise. Sr. prefeito há sempre alguém que sabe e pode indicar quais são verdadeiramente àqueles funcionários que merecem a chance de permanecer no seu trabalho. è na luta que se destaca reconhece o guerreiro!

Marte

Fernando Fernandes, você esta fazendo política com a vida alheia. Ao invés de boicotar uma empresa que já é ruim, pague o que deve a ela ! Esperar arrebentar para contratar sem licitação quem você quer, é um crime que devera pesar em sua consciência. Se Evilásio errou, arrume ! Arrumar não é deixar apodrecer para culpar seu antecessor, arrumar é salvar. FF não mate quem confiou em você.

assis

è a muito tempo que vários problemas estão acontecendo, a alguns meses minha mae teve crises com problemas psiquiatricos, ficamos 4 dias para enviarem um fax, para ser feita uma avaliação no HGP, e mesmo com o laudo do parecer do médico atestando que o caso seria de internação, liberaram ela, fora que cada crise que ela tinha era um desgaste muito grande, para chamar samu , pm etc, quando conseguia , ainda toda vez eles deixavam ir embora ainda medicada, não só o antena o descaso de serviços publico no taboão é estremamente absurdo.

Vania

Eu também estive no Antena ontém e acompanhei de perto o sofrimento das pessoas,um rapaz completando 21 anos ontém estava lá desde o dia 18 com gangrena na perna precisando passar por uma avaliação cirurgica e nada de sair a transferência e mais tarde fiquei sabendo que o caso dele era de amputação do membro, quem sabe se tivesse pessoas mais humanas e olhassem com amor o caso deste rapaz, poderiam salvar sua perna, temos que ajoelhar e pedir a Deus pela nossa saúde!!!!!!!é o caos.

Alisson Mendes

Estive ontem na Antena e pude ver de perto o sofrimento da população com o serviço prestado pela IACTA, é uma vergonha, a falta de medicamento, de estrutura e de condições de trabalho criaram um cenário assustador e desumano, se os vereadores e o prefeito anterior ouvissem o clamor da população cancelando o contrato da organização, hoje não estaríamos vivendo este estado de urgência. Agora, vamos cobrar do Fernando Fernandes e dos Governos do Estado e Federal + investimentos na saúde.

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.