Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Prefeito faz balanço da saúde em Taboão e confirma saída da IACTA

Por Sandra Pereira | 18/02/2013

ff1

Sandra PereiraFernando Fernandes vai trocar IACTA por SPDM a fim de tornar a cidade modelo em saúde

A saúde tem sido o maior desafio enfrentado nas cidades nos últimos anos. Em Taboão da Serra 80% dos consultórios médicos estão vazios, segundo o prefeito Fernando Fernandes, que recentemente determinou a abertura de concurso público para a contratação desses profissionais. O prefeito disse no sábado, 16, que a  saúde de Taboão tem que ser compreendida de duas formas. A primeira refere-se à saúde básica,  o atendimento que é feito pelas Unidades Básicas de Saúde e a outra é o atendimento nos Pronto-Socorros municipais. Ele confirmou a IACTA vai deixar a gestão do PS Atena e criticou o atraso de salários para os servidores contratados pela empresa para trabalhar no Antena.

O prefeito disse que a aprovação do aumento salarial para médicos e outras categorias de saúde é uma vitória de todos. Ele acredita que graças à aprovação a saúde básica vai melhorar uma vez que torna a cidade mais atrativa para os profissionais.

“Nós vamos poder competir no mercado na contratação de médicos para as unidades básicas de saúde que estão completamente desfalcadas. Temos 80% dos nossos consultórios vazios sem ter médicos. Iniciamos esse plano de contratação e já convocarmos um concurso público. Na questão do atendimento nos Pronto-Socorros estamos em conversação com a Sociedade Paulista de Medicina (SPDM), que gerencia o AME e o HGP. A IACTA já mostrou que não serve bem à nossa cidade”, disse o prefeito.

Fernando Fernandes relatou acreditar que Taboão vai criar um sistema de referência que pode ser  exemplo para o estado a partir da contratação da SPDM para gerir os Prontos-Socorros  municipais. 

“Vamos melhorar consideravelmente a saúde do nosso município em termos de urgência, além de conseguir diminuir os valores pagos, porque os valores à IACTA até então foram muito altos. Não quero entrar nessa discussão porque vai ter desdobramento, mas, essa que é a realidade”, declarou.

O prefeito revelou que no último dia 25 fez a medição do atendimento prestado pela IACTA e efetuou o pagamento devido do primeiro mês de atividade da empresa na sua gestão. Sobre os vencimentos atrasados, que vem sendo cobrados frequentemente pelos servidores da empresa que administra o PS do Antena, ele ressaltou que a responsabilidade de arcar com os pagamentos é da IACTA.

“Repassamos em torno de R$ 2 milhões para a IACTA no dia 25. Aquele serviço que eu medi, que eu tenho certeza que tinham profissionais executando nós pagamos. Não posso falar a mesma coisa do passado, porque foge da minha responsabilidade”, disse. 


Simone

As pessoas falam sobre a falta de Médicos, pois não estão vendo a falta dos outros profissionais, pois vários funcionários pediram as contas ou estão afastados por falta de salários vale transporte, ticket refeição e contando também com a falta de apoio da diretoria que administram o OS Antena cerca de 30 há 40 funcionários estão desfalcando os plantões e nada de contratar, está sobre carregando todas as equipes de profissionais, junto com a falta de materiais para trabalhar. “OS PROFISSIOANAIS DO PS ANTENA ESTÁ PEDINDO SOCORRO PARA AS AUTORIDADES”.

Simone

As pessoas falam sobre a falta de Médicos, pois não estão vendo a falta dos outros profissionais, pois vários funcionários pediram as contas ou estão afastados por falta de salários vale transporte, ticket refeição e contando também com a falta de apoio da diretoria que administram o OS Antena cerca de 30 há 40 funcionários estão desfalcando os plantões e nada de contratar, está sobre carregando todas as equipes de profissionais, junto com a falta de materiais para trabalhar. “OS PROFISSIOANAIS DO PS ANTENA ESTÁ PEDINDO SOCORRO PARA AS AUTORIDADES”.

michely

esperamos que a saida da iacta seja rapida,estamos sem condiçoes de realizar procedimentos,nao tem alcoo,esparadrapo,microporio.estamos usando fita crepe em acessos e curativos enormes,fora que nao tem funcionarios suficiente para atender a populaçao.isso é um absurdo.

marlene

e como fica os funcionarios do ps antena a nova empresa vao contratar

20/08/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio para Rede Municipal de Saúde

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa esteve no dia 15 de agosto no Palácio dos...

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

21/08/2017

UniVesp será inaugurada nesta quinta-feira em Embu das Artes

A UniVesp Embu das Artes será inaugurada na quinta-feira (24/8), às 19h, no Parque Francisco...

21/08/2017

Sabesp informa que voltará a atender no antigo endereço em Itapecerica da Serra

A partir do dia 28 de agosto, a Sabesp volta a atender no antigo endereço:
Rua São João nº 89 –...

21/08/2017

OAB Taboão promove palestra sobre perícia criminal nesta terça

Na próxima terça-feira, dia 26, às 19 horas, acontece no auditório da TaboãoPrev  - Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.