Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Secretário nega arquivamento de processo contra GCM em Taboão

Por Sandra Pereira | 27/05/2012

Silas

Sandra PereiraCoronel Silas diz que GCM acusado de assédio moral foi punido

“Quem não estiver contente coloca a viola no saco”. Foi por causa dessa frase, dita como forma de “incentivar” os Guardas Civis Municipais (GCMs) de Taboão da Serra a participar de uma atividade da corporação,  no Cemur, com a participação do prefeito Evilásio Farias (PSB) e o então secretário Salvador Grisaffi, que o GCM  José Carlos Alonso foi alvo de um Processo Administrativo Disciplinar destinado a apurar suposto assédio moral praticado por ele contra colegas.

Alonso foi punido com pena de repreensão após o relatório de 11 páginas do corregedor responsável pela investigação do caso. De acordo com o secretário Municipal de Segurança, Coronel Silas Santana, o processo contra o GCM não foi arquivado, conforme publicou o Jornal na Net – relembre aqui

Pouco tempo após a punição Alonso foi promovido em razão da aprovação do novo Estatuto da GCM que definiu os critérios de hierarquia na corporação.

“Não é porque o GCM cometeu uma transgressão simples que está impedido de receber promoção. O Alonso cometeu um deslize, foi devidamente punido. A promoção veio depois em razão dele ser um bom profissional”, afirmou o secretário.

Ele apresentou à reportagem do Jornal na Net cópias do processo administrativo de nº 002/2001 que em 9 de maio de 2001 estabeleceu punição de repreensão, que segundo o comandante é uma pena de alerta.

Recentemente, a Polícia Civil de Taboão instaurou inquérito para apurar as denúncias de assédio moral e ameaça contra o ex-secretário de Segurança e Defesa Social do município, Salvador Vicente Grisafi por parte de agentes da Guarda Civil Municipal. 

O 1º Distrito Policial de Taboão protocolou no mês passado o ofício nº 471 junto ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Taboão da Serra, em resposta à determinação da Juíza de Direito, Dra Carolina Conti Reed, em que determina, por decisão do Juiz-Relator do caso, Paulo Garcia, o prosseguimento na investigação das denúncias.

O caso é estudado desde 2011. Em primeiro momento, o Ministério Público opinou pela rejeição da medida, por ausência de justa causa, ante a falta de elementos de prova de materialidade e autoria que impediam sua imputação, quando o MP rejeitou a queixa-crime. Interposto recurso, reconhecendo a prova testemunhal, houve mudança. 

Anonimo

Estava presente na ocasião e digo, não estou sendo perseguido, mesmo tendo participado de tal representação e inclusive me arrependido de tal fato, pois não me levou a lugar algum, somente gerou mal-estar. Temos que nos focar no nosso trabalho e deixar de lado essas "rusgas" infantis; vir aqui criticar é fácil, porém quando erramos, poucos se retratam como eu fiz. Portanto faça como eu responda somente pelos seus atos e não estenda seus dizeres ao coletivo, porque eu me incluo fora dessa. (Em resposta ao comentário nº 2)

anonimo

Desculpem,mas o caso do ir alonso está arquivado,tanto que o mesmo ocupa cargo de coordenador ganhando quase tres vezes mais que seu salario,ao contrario dos gcms que foram contra são perseguidos e sempre sofrem represarias,o mesmo desfruta de beneficios que lhe foram entregues,como por exemplo fazer a escala mensal desses gcms,onde está a justiça?ou serpa que e só para alguns.

classe distinta candido

Todos os dias muitas pessoas precisam de ajuda, pode ser uma briga, assalto a mão armada, o idoso passando mal, acidentes no trânsito ou até mesmo um óbito familiar. A população inconscientemente conta com uma ajuda que está disponível 24 horas por dia, sempre ali disposta a ajudar ,com sol ou chuva, de dia e a noite. A ajuda vem de homens e mulheres que escolheram se doar pelo bem à sociedade. Atrás de fardas, viaturas e coletes a prova de balas, são filhos, pais e mães de família, os “integrantes da Guarda Civil Municipal”. Tornam-se heróis ou vilões em questões de segundos. Se for preciso devem matar ou morrer na tentativa de salvar vidas. Pois ao envergar pela primeira vez a farda, fazem um juramento de proteger o cidadão mesmo que isso implique com o sacrifício da própria vida. É uma função que não permite erros, um deslize é suficiente para que uma arma dispare e finalize a vida de um ser humano. As escolhas são precisas e em todo momento estão atentos, pois nunca sabem o que irão encontrar pelo decorrer do serviço, estão prontos para servir seja quem for. Ao atender uma ocorrência, o policial não analisa a classe social, sexo ou idade e sim a decisão de saber quem é o vilão e quem é a vítima. A população deve reconhecer que o papel da Polícia é o de servir. Os noticiários na mídia muitas vezes transformam a rotina do Polícial num filme de ação, mas na realidade são pessoas comuns que escolheram uma profissão digna de respeito, a de Guarda Civil Municipal.!!!

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

13/08/2017

Homem esfaqueia mulher e tenta se matar em seguida no Embu

O Dia dos Pais quase acabou em tragédia para uma mulher moradora de Embu das Artes. Ela foi...

12/08/2017

Prefeito Fernando Fernandes sanciona a Patrulha Guardiã Maria da Penha

Taboão da Serra é referência regional quando o assunto é a proteção à mulher, conforme prevê a...

11/08/2017

Acusado de tráfico de drogas é preso com cocaína, crack, maconha e lança perfume

Um homem foi preso acusado de tráfico de drogas foi preso na noite da última quinta-feira (10),...

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.