Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Salvador Grisafi responderá por suposto assédio moral

Por Sandra Pereira | 21/05/2012

salvador

Arquivo do Jornal na NetDenúncias contra o ex-secretário são feitas por GCMs

A Polícia Civil de Taboão instaurou inquérito para apurar as denúncias de assédio moral e ameaça contra o ex-secretário de Segurança e Defesa Social do município, Salvador Vicente Grisafi por parte de agentes da Guarda Civil Municipal. O Jornal na Net fez contato por telefone com o ex-secretário, mas até o fechamento da matéria ele não retornou os contatos.

O 1º Distrito Policial de Taboão protocolou no mês passado o ofício nº 471 junto ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Taboão da Serra, em resposta à determinação da Juíza de Direito, Dra Carolina Conti Reed, em que determina, por decisão do Juiz-Relator do caso, Paulo Garcia, o prosseguimento na investigação das denúncias.

O caso é estudado desde 2011. Em primeiro momento, o Ministério Público opinou pela rejeição da medida, por ausência de justa causa, ante a falta de elementos de prova de materialidade e autoria que impediam sua imputação, quando o MP rejeitou a queixa-crime. Interposto recurso, reconhecendo a prova testemunhal, houve mudança.

De acordo com o parecer do Juíz Relator, um “equívoco” teria feito com que houvesse má interpretação da Promotora de Justiça e da Juíza de Primeiro Grau, quando os recorrentes, ao invés de ofertar a representação criminal à autoridade policial, o fizeram à autoridade judicial, mas que isso não era impedimento para a investigação.

Diante dos esclarecimentos Paulo Garcia deu provimento ao recurso, reformando a decisão ocorrida. Ele determinou ainda o prosseguimento da investigação criminal. Em cumprimento ao determinado , o 1º DP informou, via ofício à Comarca de Taboão da Serra, a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos.

Isonomia

Apesar do alcance das denúncias de assédio moral e ameaça pelas quais Salvador Grisafi deve responder, este não é o primeiro caso envolvendo superiores da guarda municipal, em que os subordinados têm que apelar para a Justiça para garantirem seus direitos, embora seja o primeiro em que chega às instâncias como as do ex-secretário.

A edição 338 da Imprensa Oficial do Município de Taboão da Serra, de 18 de fevereiro de 2011, trazia em sua 2ª página, a Portaria 182/2011, na qual o prefeito do município, Evilásio Farias (PSB) nomeava uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta do guarda municipal, Coordenador José Carlos Alonso.

O motivo seria pelo “envolvimento na ocorrência de assédio moral, infringindo, em tese, o contido no artigo 7º, inciso VII, da Lei Complementar nº 223/2010 (Regime Jurídico dos Guardas Civis do Município), combinado com o artigo 13, inciso VIII, da Lei Complementar nº 224/2010 (Código Disciplinar dos servidores do município).

O inciso citado, da lei em questão, estabelece como deveres funcionais dos servidores públicos “manter permanente atitude de cooperação no grupo de trabalho ao qual pertença, guardando respeito mútuo e evitando comportamentos que possam conturbar as relações interpessoais, o ambiente de trabalho e prejudicar o bom andamento do serviço público”.

 Presidida por Roberto Gonçalves de Oliveira, Corregedor da corporação, tinham como membros Luis Marcelo Borgatto e Itamar do Nascimento Farias, ambos com cargo de chefia. O processo envolvendo o servidor fora arquivado, e, em dezembro de 2011, o Coronel Silas Santana à frente da Secretaria, o indica a Inspetor Operacional.

Dentre outras funções, o Coordenador-Inspetor elabora a escala mensal de trabalho dos agentes, decidindo horário e local de trabalho, influenciando diretamente na vida funcional do guarda. Alonso é neste momento membro de uma Sindicância para apurar a conduta de um subordinado, segundo a edição 415 da Imprensa Oficial do Município.


21/02/2018

Operação Harpócrates prendeu 33 pedófilos em Taboão, Embu e região

A Polícia Civil de Taboão da Serra prendeu, na manhã desta terça-feira (20), 33 pessoas acusadas...

21/02/2018

Grávida de 9 meses está presa por furto de comida em um mercado de Taboão

Desde 28 de janeiro, Cristiane Ferreira Pinto, grávida de 9 meses e mãe de dois filhos – um de...

21/02/2018

Empresa de Embu das Artes é investigada por estelionato

A polícia de Embu das Artes está investigando a empresa SMT após denúncias de estelionato....

20/02/2018

Seccional de Taboão realiza megaoperação contra pedofilia em 21 cidades

A Delegacia Seccional de Taboão da Serra realiza desde a madrugada desta terça-feira, 20, uma...

20/02/2018

Motoqueiro acusado de assalto é suspeito de assassinato em Taboão da Serra

Um adolescente foi morto e homem ficou ferido após serem vítimas de um homem que praticava...

20/02/2018

Alckmin distribui viaturas da SAP para Itapecerica da Serra

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 19, 202 novas viaturas para a...

17/02/2018

ROMU recupera caminhão roubado em Itapecerica, bandidos levaram toda a carga

Quatro assaltantes armados em duas motos roubaram uma carga de carne avaliada em R$ 8 mil neste...

09/02/2018

PM recupera carga de eletrodomésticos roubada em Embu Guaçu

Policiais do 25º BPM/M conseguiram recuperar na tarde desta quinta-feira (8) uma carga de...

21/02/2018

Operação Harpócrates prendeu 33 pedófilos em Taboão, Embu e região

A Polícia Civil de Taboão da Serra prendeu, na manhã desta terça-feira (20), 33 pessoas acusadas...

21/02/2018

Grávida de 9 meses está presa por furto de comida em um mercado de Taboão

Desde 28 de janeiro, Cristiane Ferreira Pinto, grávida de 9 meses e mãe de dois filhos – um de...

21/02/2018

Embu comemorou 59 anos em sessão solene e entrega de medalhas

A Câmara de Embu das Artes realizou sessão solene no domingo, 18, em celebração pelos 59 anos de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.