Macário defende proporcionalidade salarial de vereadores com deputados

Por Sandra Pereira | 29/02/2012

O presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereador José Macário (PT), saiu em defesa do aumento salarial de mais de 60% para o legislativo da cidade durante a sessão desta terça-feira, 28. Ele argumentou que a proporcionalidade dos vencimentos dos vereadores com o dos deputados estaduais é legal, pois está garantido pela Constituição Federal. Além disso, lembrou que a equiparação deve ser votada no termino de uma Legislatura para ter validade na seguinte. Leia mais sobre o assunto Aqui e Aqui.

 Macário observou que as grandes empresas pagam salários superiores a R$ 50 mil aos seus gerentes. Ele declarou que sem a Câmara Municipal a cidade pára e defendeu os salários altos como forma de combater a corrupção.

“Político tem que ganhar bem para que seja honesto com o povo da sua cidade”, declarou.

O presidente ainda afirmou que caso algum vereador seja contrário ao aumento salarial, e, queira ficar sem pagamento, basta informar o fato à presidência.

O vereador Paulo Félix disse que a câmara não irá reajustar salários, mas aplicar a proporcionalidade com os vencimentos dos deputados estaduais que recebem atualmente R$ 20.042,00. Ele lembra que a lei garante aos vereadores subsídio fixado em 50% dos subsídios dos deputados estaduais. 

“A câmara não vai reajustar os salários vai aplicar a lei e acompanhar percentual de 50% do aumento dos deputados. Eles sim é que aumentam os próprios salários todos os anos e ninguém fala nada”, disparou Paulo Félix, antecipando que irá à tribuna criticar os vereadores que alegarem ser contra o aumento. “Falar que é contra é fácil. Mas depois que for aprovado quero é ver abrir mão do próprio salário”, completou.

Já o vereador Olívio Nóbrega afirmou que a proporcionalidade entre os vencimentos dos vereadores com o dos deputados estaduais ocorre ao final de toda legislatura. Ele já antecipou o voto favorável ao projeto e declarou estar tranquilo em relação a repercussão do assunto junto à população. 

Comentários