Vamos cuidar da educação

No ano passado, a educação de Embu das Artes foi destaque nos jornais de todo país, mas não foi por bons motivos. Não tivemos destaque porque nossos alunos têm bom desempenho ou porque alguma de nossas escolas desenvolveu um projeto inovador. Nossa educação foi manchete, pois a prefeitura atrasou a entrega do material escolar e do uniforme dos alunos. No fim do ano veio a pior notícia de todas: o prefeito foi indiciado por um suposto desvio de verba na compra do material escolar. Esse ano, não podemos repetir os erros de 2019. A educação precisa ser tratada com responsabilidade e respeito. 

Primeiro de tudo, é preciso ter planejamento das ações que a prefeitura faz na área da educação. Por 2 anos seguidos, houve atraso dos kits de material escolar e uniforme para os 31 mil alunos da cidade. Em 2019, os kits de material escolar foram entregues apenas em abril (3 meses de atraso). Já os uniformes foram entregues apenas em junho (5 meses de atraso). Dessa forma, percebe-se que há uma clara ineficiência e má gestão das políticas que a secretaria de educação é responsável. É importante que em 2020 esse erros sejam corrigidos. Em fevereiro, quando as aulas começarem, os materiais e o uniforme devem estar nas mãos dos alunos. Isso é fundamental para que os alunos tenham uma boa “volta às aulas” e uma estrutura mínima para estudar. 

 

Além de planejamento, parece que a educação de Embu tem um outro adversário ainda pior, a ética. No fim de 2019, a Polícia Federal indiciou o atual prefeito da cidade por desvio de verba na licitação de uniforme escolar. Se não bastasse a má gestão dos recursos da secretaria, existem notícias de que há desvios de verba da educação. O caso será julgado, mas quero comentar que é um absurdo toda e qualquer movimentação ilegal de recurso público, mas roubar da educação é um ato que considero um dos mais deploráveis. É uma falta de respeito com todo aluno que acorda às 7h da manhã para estudar e com todo pai que confia na escola a educação de seu filho. 

 

Gostaria de terminar esse texto fazendo um chamamento para todos aqueles que acreditam que a educação deve ser prioridade na nossa cidade. Se você acredita que a educação muda vidas, desenvolve pessoas, tira jovens das ruas e desenvolve nossa cidade, tenho uma missão para você. Vamos fiscalizar cada ação que o poder público fizer na educação esse ano. Vamos fiscalizar o orçamento, material escolar, uniforme, infraestrutura das escolas e tudo que envolve a educação. Apenas se dermos a devida atenção para a educação, a prefeitura vai tratá-la com o respeito que ela merece. Uma vez me disseram que todos acreditam que educação é importante, mas ninguém se preocupa em fazer algo por ela. Vamos ser diferentes, vamos se preocupar e cuidar da educação. 




Comentários