Ministro Aldo Rebelo visita área do Centro de Iniciação ao Esporte de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 20/10/2014

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve em Taboão da Serra nesta segunda-feira, 20, para visitar o local onde será implantado o Centro de Iniciação ao Esporte da cidade que será construído numa área no Jardim Monte Alegre. O complexo poliesportivo de Taboão deverá custar R$ 3 milhões. Terá capacidade para atender 3 mil pessoas  e vai integrar o Centro Nacional de Treinamento, composto por 260 unidades construídas em todo o Brasil. O centro será o  primeiro equipamento esportivo do Monte Alegre e deve ser utilizado por toda a população da região. Veja aqui fotos da visita.

Segundo Aldo Rebelo os recursos  para a realização da obra já estão no Ministério do Esporte. Ele disse que as obras são do PAC e por isso  não são contingênciadas. A previsão inicial de entrega é até o final de 2015. 

  “A área já está completamente desafetada para a construção, ou seja, não há nenhum problema legal. O projeto foi encaminhado para a Caixa econômica federal que deverá homologar e devolver a prefeitura para que a obra seja iniciada.  A Caixa que vai repassar o recurso, aprovar o projeto e o Ministério imediatamente repassa a parcela porque vai medindo e liberando”, explicou. 

O ministro disse que Taboão terá nova oportunidade de participar do projeto Segundo Tempo, cortado na administração passada após problemas com a prestação de contas. Ele garantiu que independente do resultado da eleição presidencial a obra do Centro está assegurada. Disse que Embu e Itapecerica também serão contempladas com o equipamento. 

De acordo com Aldo Rebelo o Centro de Iniciação ao Esporte é destinado a prática de 13 modalidades olímpicas. As dimensões das quadras e os pisos vão respeitar os modelos oficiais, habilitado para competições oficiais. Entre as modalidades esportivas previstas para o local estão  ginástica, esgrima, judô, boxe, futebol entre outros. Ao lado do ginásio coberto haverá uma quadra descoberta auxiliar para o atendimento da população.

Aldo Rebelo analisou que a administração do prefeito Fernando Fernandes valoriza as atividades esportivas na cidade e destacou que o Ministério do Esporte reconhece Taboão como  capital nacional do futebol de várzea. Disse que trouxe o título ao município e numa próxima visita trará uma placa para ser afixada em local escolhido pelo prefeito Fernando Fernandes.

“Nós já sabemos de outras visitas da valorização do futebol de várzea em Taboão. O prefeito compreende a importância do futebol de várzea, protege as áreas, organiza e valoriza as comunidades que tem seus times de futebol de várzea. O Ministério do Esporte tem em mente essa questão em todo Brasil. Nós nos miramos nos exemplos positivos. Para nós a passagem por Taboão da Serra é sempre um momento de aprendizagem e de referência para a política nacional do esporte”, afirmou o ministro. 

De acordo com ele a  visita a Taboão não deve-se apenas ao equipamento, mas também tem a finalidade de conhecer experiências capazes de enriquecer a política de esporte. Ele disse que Taboão é exemplo em relação ao futebol de várzea, ao futebol feminino. 

O prefeito Fernando Fernandes comemorou o fato da obra estar garantida, lembrou do investimento que a cidade faz no esporte social, citou o trabalho das escolinhas de futebol da prefeitura e pediu ajuda ao ministro para implantar grama sintética em outros dois campos do município. 

“Nós estamos sempre a busca de novos equipamentos, de novos investimentos. A cidade cresce. Os investimentos sempre serão necessários. Quando a gente atingir umas necessidades outras surgirão”, declarou. 

A visita do ministro de Esporte foi acompanhada pelo vice-prefeito Laércio Lopes, secretários municipais e pelos vereadores André Egydio, Carlinhos do Leme, Joice Silva, Érica Franquini, Cido da Yafarma, Ronaldo Onishi, Eduardo Lopes e Marcos Paulo.  Apesar do ministro trazer boa notícia para Taboão nenhum integrante do seu partido na cidade, o PCdoB, acompanhou a visita.

Comentários