Prefeitura e governo do Estado regularizam mais áreas em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 14/09/2014

Com lágrimas nos olhos e expectativa juvenil seu João Mário de Lima, 71 anos, recebeu a notícia da regularização da sua casa situada no Jardim Record. Fazia quase 20 anos que ele ansiava ter a escritura do seu imóvel. Para ele o documento será um presente. Um dos mais esperados de toda a sua vida. Agora seu João é dono de fato e de direito da casa onde mora e criou os filhos. Assim como ele dezenas de moradores participaram de uma reunião ocorrida na escola Dalva Ribeiro, no jardim Salete, neste domingo, 14, para receber do prefeito Fernando Fernandes a garantia de regularização dos seus imóveis. Não era difícil achar gente emocionada durante a solenidade. A prefeitura e o governo do Estado vão regularizar 15 mil moradias em Taboão da Serra. Veja fotos aqui.

“Estou muito feliz. Receber a escritura é um presente, um prêmio. Esperamos tanto tempo por isso que agora quase não dá pra acreditar”, comemora seu  João Mário.

Ao todo 1.286 lotes serão regulamentados, na área denominada de Gleba C, que o prefeito dividiu entre Gleba C Novo Horizonte, aquelas áreas vendidas pela cooperativa Novo Horizonte e a Gleba C caótica, que foi loteada por três proprietários sem qualquer planejamento ou infraestrutura na década de 90. Além de viabilizar a regularização por meio do programa Cidade Legal a prefeitura vai atuar para impedir que os donos dos imóveis que não efetuaram o pagamento dos seus terrenos sejam “extorquidos” pelos proprietários.

“A negociação tem que ser feita em cima do valor de gleba (área bruta) que é bem menor do que os loteamentos com infraestrutura. Não podemos admitir que o  morador seja extorquido. Vamos determinar o valor do metro quadrado nessa área. Ai vai ser a grande briga. Faremos tudo para evitar extorsão. Espero que a família Basile tenha compreensão até porque vão receber por algo que estava perdido. Nós seremos mediadores dessa questão”, salientou o prefeito.

Na próxima semana a prefeitura vai regularizar doação de área pública a aos proprietários do Saint Mortiz. A área foi doada a prefeitura pela família Basile e agora será repassada oficialmente aos moradores. 

Fernando Fernandes destacou o empenho do poder público para utilizar o programa Cidade Legal a fim de regularizar áreas em Taboão. Ele contou que durante a campanha eleitoral encontrou centenas de moradores que reivindicavam a regularização de suas moradias. Assim como o público presente o prefeito se emocionou a falar que só é dono quem possui escritura.

“O sonho da regularização da área já é realidade. O papel da prefeitura esá feito. Agora é com o proprietário da área e quem comprou. Nós vamos acompanhar isso para garantir que haja Justiça”, relatou o prefeito.

Os documentos entregues pelo prefeito Fernando Fernandes e o secretário adjunto de Habitação Marcos Peligo ao cartório de imóveis  de  Taboão  vão permitir que em 45 dias os proprietários das áreas beneficiadas possam obter suas escrituras. O  secretário disse que Taboão da Serra está dando exemplo ao estado quando o assunto é regularização. A meta é regularizar 15 mil imóveis na cidade.



Comentários