Noventa questiona saída de Érica do PDT e pede investigação sobre o fato

Por Sandra Pereira | 23/07/2014

A vereadora Érica Franquini é personagem central de um imbróglio que parece não ter fim em Taboão da Serra. Nesta quarta-feira, 23, o ex-presidente do PDT de Taboão da Serra, ex-vereador Valdevan Noventa, disse em entrevista coletiva estar surpreso com a “saída” da vereadora Érica Franquini do PDT. Ele pôs em dúvida a expulsão dela do partido. Disse não ter ligação  com o problema. Pediu a elucidação dos fatos pelo PDT e anunciou que tem reunião agendada na próxima semana com a estadual do partido para tratar do tema. Noventa avaliou que a vereadora agiu errado ao mudar de partido sem esclarecer os fatos. Ele questiona vários pontos da história contada por Érica Franquini sobre a “expulsão” e chegou a defender que o partido adote as medidas necessárias para reaver a cadeira na Câmara Municipal.

“Não defendo que ela perca a cadeira. Mas tem uma lei a seguir. Que se cumpra a lei. Nosso interesse é que se faça justiça. Não tenho interesse nem beneficiar e nem prejudicar. Quero esclarecer. Vejo que ela não tem documentação de um processo de expulsão. Quero ir a fundo nesse caso para pessoas não pensarem que eu tenho envolvimento nisso. Sempre estendi a mão pra ela antes, durante e depois da eleição”, observou Noventa.

“Ela foi expulsa por quem? Quem a expulsou? Onde está o processo que resultou na expulsão? Se hoje o meu nome foi envolvido no caso quero ir a fundo nas investigações para encontrar os culpados. Mas fico surpreso da pessoa estar administrando o partido, participar da convenção, aparecer na TV e depois estar expulsa. Fico surpreso com essa situação da companheira Érica. Não tenho interesse nenhum de prejudicar ela. A vereadora foi uma pessoa a quem estendi a mão. Ela foi eleita com a gente. Se ela foi prejudicada poderia ter nos procurado. Somos vizinhos e amigos. Ela deveria ter nos procurado para tirar dúvidas que tivesse”, afirmou.

Noventa contou que deixou o PDT para ingressar no Solidariedade, mas mantêm relação estreita com a cúpula do antigo partido. Tanto que vai apoiar para deputado federal o deputado estadual major Olímpio, com quem vai se reunir na próxima semana para tratar do assunto. Sobre o posicionamento político em Taboão da Serra Noventa contou que o Solidariedade íntegra a base de apoio ao prefeito Fernando Fernandes. Ele disse que a sua relação pessoal com o prefeito é cordial. Em relação ao futuro do Solidariedade em Taboão Noventa é enfático ao afirmar que a construção política se faz no momento. Para ele a meta é fortalecer o partido e o grupo político para enfrentar os desafios futuros entre os quais enumera as eleições de 2016, 2018, 2020 e 2022.

“Independente de eu ser candidato a vereador ou a prefeito temos que fortalecer o partido. Nosso projeto político é a longo prazo. Não vamos nos precipitar. Vamos esperar a hora certa”, disse. “Não sou oposição ao prefeito e nem a ninguém”, emendou.

Noventa disse que diretamente nunca foi acusado pela vereadora Érica de ser responsável pelo sua “expulsão”. Entretanto, alegou que várias pessoas o procuraram alegando que a vereadora estaria o culpando pela misteriosa expulsão do PDT. Essa teria sido a razão pela qual Noventa quis falar do tema com a imprensa.

“A vereadora quando viu o problema foi pro PSDB no outro dia. É fácil dizer eu fui expulsa. Quem expulsou? Cadê o processo? Ela não estava contente no partido? Queria mudar? O certo seria tentar sanar o problema, conversar. Mas o que ela fez foi trocar de partido no outro dia. Tem fatos que precisam ser elucidados. Fatos que precisam ser esclarecidos”, relatou.

Noventa estranhou o fato da vereadora não ter senha para administrar o partido. Disse não entender como isso pode ocorrer. Citou que a vereadora mantinha boa relação com a estadual do partido. Prova disso seria a legenda para deputada federal, as aparições no horário eleitoral do partido nas redes de televisão e as reuniões constantes na estadual. 

“A estadual também deve uma explicação. Porque até agora não fez nada para pedir a cadeira?”, questionou.

Comentários