Embu das Arte realiza Festival Marcello Tupynambá

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/06/2014

O grande compositor brasileiro Marcello Tupynambá (1889-1953), que ao lado de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha, entre outros compositores de sua época, revolucionou a música brasileira, será homenageado neste domingo, 8/6, em Embu das Artes. O Festival Marcello Tupynambá marca os 125 anos de nascimento do compositor, que, segundo estudiosos, é autor de muitas canções que ainda não foram descobertas. Tem à frente uma pianista e professora de Embu das Artes: Deise Hattum, que coopera na difusão da obra de Tupynambá, resgatada pelo pianista e pesquisador Alexandre Dias, de Brasília/DF.

Tupynambá compôs maxixes, tangos e valsas, músicas erudita e caipira, com toadas, cateretês e canções sertanejas e contou com admiração de Villa-Lobos, Darius Milhaud, Ernesto Nazareth, Eleazar de Carvalho e Souza Lima. Mário de Andrade escreveu um ensaio sobre o músico quando ele ainda era vivo.

A organização do festival é da pianista Deise Hattum e participam, além do pianista Alexandre Dias, os músicos: Hercules Gomes (piano), Bisdré Santos (violão), Fabio Hammerick, Gustavo Cândido (cavaquinho), Ricardo Cassis (violão), Edmundo Villani Cortes (como compositor de uma peça dedicada ao Tupynambá), Denise Tavares (soprano), Anaí Rosa (canto popular), Sonia Goussinsky (soprano), Giácomo Bartoloni (violão) e os grupos de choro Papo de Anjo e Trio Choro de Câmara.

A apresentação tem apoio da Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, A Loja de Pianos, DiCastanha Foto e Filmagem, Orquestra de Violões de Luis Stelzer, Nikkil - Aviamentos de Moda, Marina F. M. Tavares

O Festival Marcello Tupynambá será dia 8 de junho, às 17h, no Centro Cultural Mestre Assis (largo 21 de Abril, 29, Centro Histórico, 4781-4462) com entrada gratuita. Ele faz parte de um projeto elaborado com a proposta de apresentar a obra desse grande compositor (www.marcellotupynamba.com).

Comentários