Prefeitura promove ação contra o abuso e exploração sexual de jovens

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 21/05/2014

A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) realizou na quinta-feira, 15 de maio, o Encontro de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no auditório do TaboãoPrev e contou com a presença de diversas autoridades, profissionais e estudantes. 

O encontro contou com duas palestras. Uma delas foi feita pela conselheira tutelar Ednara Matos, sobre a importância da prevenção, cuidados para ouvir e estar atento aos sinais que crianças e adolescentes vítimas de violência sexual demonstram. Em seguida, o advogado do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), o Dr. Rafael Souza de Oliveira, tratou sobre o conjunto de leis que englobam o tema.

Outras ações também fizeram parte da mobilização nacional para Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Taboão da Serra, por exemplo, funcionários da SAS distribuíram folders  para alertar a população e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra jovens.

Dia Nacional 

O dia 18 de Maio foi criado em homenagem a uma menina capixaba vítima de violência sexual em 1973. Apesar das atrocidades cometidas contra ela, seus agressores jamais foram punidos.
O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei federal 9.970/2000, que instituiu18 de Maio como o Dia Nacional Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Portanto, esse é um dia em que toda à população deve se manifestar contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes. 

Comentários