Eletropaulo culpa árvores por falta de luz constante em Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 16/02/2014

As árvores são as grandes vilãs da falta constante de luz em Embu das Artes. A queda de árvores ou falta de poda é que causaria as quedas de luz no município. Ao  menos foi essa a justificativa apresentada por representantes da AES Eletropaulo a empresários, moradores e lideranças do município durante uma reunião ocorrida no dia 12 de fevereiro no auditório da Acise. A reunião foi para cobrar a empresa sobre a constante falta  luz na cidade e confirmar o ingresso de uma ação civil pública contra a atuação da AES Eletropaulo. A falta de luz aflige Embu das Artes há mais de duas décadas, segundo relatos durante a reunião.

De acordo com representantes da AES Eletropaulo presentes no encontro as árvores são responsáveis por até 70% das ocorrências de falta e queda de luz no município. A empresa alega ter realizado o ano passado mais de 20 mil podas de árvores na cidade.

Somente em janeiro  deste ano Embu registrou falta de luz por 21 dias, em diversos pontos da cidade. Em vários locais a energia só foi restabelecida 48 horas depois. Recentemente a Acise e várias entidades enviaram carta à Eletropaulo questionando o problema e não obtiveram resposta satisfatória. Depois disso ficou decidido que a entidade irá entrar com uma Ação Civil Pública contra a AES Eletropaulo, em virtude dos prejuízos causados tanto à comunidade empresarial quanto à sociedade como um todo 

Durante a reunião os técnicos da Eletropaulo anunciaram que a solução para a falta de luz em Embu passa pela construção da subestação Esplanada, que ajudaria a resolver 70% das ocorrências de queda de luz. Essa medida atrelada a procedimentos preventivos como poda de árvores e manutenção na rede seriam suficientes para melhorar a qualidade dos serviços na cidade. A subestação Esplanada está orçada em R$ 31 milhões. Falta apenas R$ 6 milhões para implementação da mesma. Mas, já se sabe que as licenças ambientais devem atrasar até o final do ano o funcionamento da subestação. 

“2014 mal começou e já temos a convicção de que a solução dos problemas da Eletropaulo não são imediatos. A gente não tem chuva e nem queda de árvore todo dia. Mas falta luz todo dia aqui no Embu”, disse um empresário. “ É nítido que houve falta de planejamento ou incapacidade”, disse outro.  “A Eletropaulo tenta explicar o inexplicável.  Há 20 anos quando eu presidi a Acise fizemos reuniões como essa pra discutir esse problema e nada nunca foi feito”, disparou Roberto Terassi.

Para ele a solução do problema passaria pela livre concorrência no setor onde a empresa mantém monopólio. Outros empresários propuseram a poda de árvores regular em bairros como Ressaca e Itatuba além da troca de rede elétrica e transformadores.

No final do encontro ficou decidido que o deputado Geraldo Cruz vai promover uma reunião para discutir com as partes envolvidas a aceleração da liberação das licenças ambientais para a abertura da subestação Esplanada. 

Comentários