Governo retoma urbanização da Vila Feliz

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 12/02/2014

A comunidade da Vila Feliz, com 180 famílias, do Parque Pirajuçara, recebeu, em 10/2, a equipe do Governo da Cidade, que esteve no local para informar às famílias sobre as próximas etapas do Projeto de Urbanização. Vila Feliz tem recebido toda a atenção do governo para a finalização do projeto. Agora serão feitas vias de acesso para carros e pedestres; providenciada iluminação em áreas  de lazer e convívio; executada a entrada de luz (relógio individual); finalizado o processo de regularização fundiária e das edificações.

O trabalho já realizado na Vila Feliz inclui a negociação da área com aCompanhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para suspensão da reintegração de posse; a instalação de redes de drenagem, esgoto e água; a realização de trabalho social para fortalecimento do processo participativo e da organização comunitária. Foram ainda feitas obras de reparos nas casas cadastradas noPrograma de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), que é uma linha de crédito direcionada à produção de empreendimentos habitacionais, e executado projeto de áreas públicas.

PRIORIDADE É DOCUMENTO

As moradoras Lúcia Pereira, há 16 anos na Vila, e Maria Auxiliadora de Souza, 19, reconhecem o trabalho feito pelo governo municipal – “Isso aqui antes não tinha nada. Agora temos muito, nem se compara ao que era. Não tinha nem asfalto aqui”. Para as duas moradoras, que gostam de morar na Vila, a questão mais urgente é a dos documentos da casa. “O mais importante pra nós são os documentos da nossa casa”, enfatiza Lúcia. O processo de regularização fundiária da Vila Feliz está em andamento, em conjunto com o CDHU.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Geraldo (Gera) Juncal Jr., chamou a atenção dos moradores para a sua contribuição, seja acompanhando a obra, seja cuidando da sua preservação. A obra de urbanização, feita com verba do Programa Especial de Melhorias (PEM), do governo do Estado, e contrapartida da Prefeitura (R$ 139.921, 60), tem custo total de R$ 389.921,60, tem prazo de 300 dias.

Na equipe de governo que participou do encontro estavam os secretários municipais Nelson José Pedroso (Obras), Valdir Barbosa (Turismo) e Edson Bezerra Ferreira (controlador geral e ouvidor), além do presidente da Pró-habitação, João Honório da Silva do vice-prefeito Natinha, que representou o prefeito Chico Brito. Natinha destacou a importância do projeto e da ansiedade de todos para a sua finalização.

 

O vereador Edvânio Mendes, que também participou do encontro, declarou que Vila Feliz conta com a atenção do prefeito, que tem “sensibilidade para atender a comunidade”. Ao fim, os moradores de Vila Feliz fizeram perguntas sobre o projeto e outras questões relacionadas às obras de urbanização, que foram esclarecidas pelo secretário de Meio Ambiente.

Comentários