Câmara de Itapecerica aprova Moção de Aplausos à Imprensa Regional

Por Sandra Pereira | 4/06/2010

A imprensa regional foi homenageada pela Câmara Municipal de Itapecerica da Serra com uma Moção de Aplausos e Congratulações pela passagem do Dia da Imprensa celebrado desde 1.999 no dia 1º de junho. A Moção apresentada pelo vereador José Maria Rosa e aprovada por unanimidade pela Casa destaca a importância da imprensa no processo de consolidação da democracia. 

“A imprensa tem um papel fundamental na nossa história. Os profissionais da nossa região, apesar de todas as dificuldades e desafios, cumprem um papel importante na divulgação do cotidiano das cidades junto aos moradores”, afirmou José Maria Rosa.

O vereador pediu no documento que seja enviada cópia da Moção aos representantes da Rádio Tropical, Rádio CBN, SPTV da globo, Jornal Página 7, O Correio de Itapecerica, O Pontual, Folha da Região Oeste, Folha do Pirajussara,  Folha de Embu, SP Repórter, Um Novo Jornal, e aos sites Portal de Itapecerica, Itapecerica.com e Jornalnanet. 

Os vereadores Clóvis Pinto e José Martins também destacaram a importância do papel da imprensa regional e parabenizaram os profissionais da área.


A Moção esclarece que até o ano de 1999, o dia da imprensa era comemorado em 10 de setembro, data na qual em 1808 circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Nesse período eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro.


“Naquela época a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Brasiliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos. O Correio foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e então, foi criada uma lei que determinava a mudança do dia da imprensa para 1o de junho”, esclarece o texto da Moção.


Acrescentando que não só a mídia impressa movimenta o mundo moderno. Mas, o rádio, inventado em fins do século XIX, passa a fazer parte da vida das pessoas na primeira metade do século XX, mais precisamente na década de 20, e a televisão por volta da década de 50.

“ Hoje em dia, a internet é a mídia mais veloz de que dispomos e a que apresenta, naturalmente, maior interatividade: emissor e receptor se comunicando em tempo real”, argumenta o vereador na Moção.

Comentários