Benefícios para empresários de turismo em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/10/2013

Se você quer visibilidade e mais credibilidade para o seu negócio, acesso a linhas de crédito nos bancos oficiais e aos mercados nacionais e internacionais, operar sem passar nenhum sufoco servindo-se de informações e apoio do Ministério do Turismo, está na hora de fazer o seu Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur.

No dia 25 deste mês, o Governo de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e em parceria com a Escola Ponto Profissional, de cursos profissionalizantes e de informática, entre outros, faz uma ação de incentivo aos empresários da cidade para que se inscrevam no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Das 9 às 17h, na sede da Escola Ponto Profissional, na avenida Elias Yazbek, 2441C, Centro, funcionários da Secretaria de Turismo vão auxiliar os empresários para o preenchimento da ficha de inscrição no Cadastur.

O Cadastro Turístico foi criado pelo Ministério do Turismo (MTur) em 2008, com a proposta de “reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação”. É uma das ações adotadas nos últimos anos para atender demandas provocadas pelo desenvolvimento do turismo no País, além de colaborar para esse crescimento e potencializar a vocação para o turismo nos diversos municípios.

O Cadastur é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo das unidades da federação. A análise da documentação, homologação do cadastro e o consequente fornecimento do certificado são de responsabilidade do órgão delegado nos Estados e no Distrito Federal. O cadastro só pode ser feito pela internet e garante muitos benefícios.

Quem pode se cadastrar?

A instituição vinculada ao Cadastur colabora para o crescimento e aprimoramento do turismo e dos serviços , nos diversos segmentos. São 15 atividades cadastráveis no MTur, sendo sete “obrigatórias” e oito de “cadastro opcional”, como indicado a seguir:

CADASTRO OBRIGATÓRIO

1. Acampamento turístico

2. Agência de turismo

3. Guia de turismo

4. Meio de hospedagem

5. Organizadora de eventos

6. Parque temático

7. Transportadora turística


CADASTRO OPCIONAL

8. Casa de espetáculos & equipamento de animação turística

9. Centro de convenções

10. Empreendimento de entretenimento e lazer & parque aquático

11. Locadora de veículos para turistas

12. Empreendimento de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva

13. Prestador especializado em segmentos turísticos

14. Prestador de infraestrutura de apoio para eventos

15. Restaurante, cafeteria, bar e similares

Para fazer parte e conhecer mais o Cadastur, acesse: http://www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur/ComoCadastrar.mtur.

Outras informações pelo telefone 0800-6068484 - opção 1 ou (11) 4704-6565.

Elke Lopes Muniz

Comentários