Vice-prefeito e empresários defendem importância das PPPs

Por Sandra Pereira | 15/09/2013

Parceria público-privada (PPP) é o contrato pelo qual o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma certa utilidade mensurável mediante a operação e manutenção de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construída. Os últimos anos têm sido marcados por um aumento da colaboração entre setor público e o privado para o desenvolvimento e operação de infraestruturas para um leque alargado de atividades econômicas. Na região sudoeste alguns empresários começam a apostar nas PPPs como uma alternativa para ajudar a melhorar a cidade e a qualidade de vida das pessoas, uma conta onde todos saem ganhando.

Em Embu das Artes uma PPP mudou a realidade do bairro do Santo Eduardo. A articulação entre a prefeitura e empresários levou ao local equipamentos esportivos de qualidade, praça, academia pública e gramado sintético. A iniciativa partiu do vice-prefeito Natinha e contou com o apoio do prefeito Chico Brito que desde seu primeiro mandato aposta nas PPPs para desenvolver o município.

“O poder público sozinho não consegue dar conta das demandas. As parcerias público-privadas fortalecem o bem comum e são responsáveis por várias realizações no País. Elas são um instrumento que veio para ficar”, afirma o vice-prefeito Natinha.

O empresário Ivo Farias é um dos pioneiros na defesa das PPPs na região. Ele argumenta  que o poder público é responsável por garantir a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das cidades e avalia que as parcerias entre as empresas e o setor público favorecem a sociedade em geral.

“As cidades são carentes em muitas questões. O poder público faz a infraestrutura. A parceria com as empresas traz resultado positivo. Vai funcionar com eficiência. Será a união entre a infraestutura, as idéias das empresas e das pessoas, favorecendo a responsabilidade social e garantindo a sustentabilidade social, econômica e ambiental. As PPPs vieram pra ficar e devem surgir outros exemplos na região. Não dá mais para o empresário viver intramuros e ignorar a comunidade ao seu redor. Nesse sentido o melhor caminho é buscar a parceria com os moradores do entorno”, ensina.

Quem também acredita na força e resultado das PPPs é o gerente industrial da Farmacap, Ricardo. Ele diz que além do benefício social que as PPPs trazem para a comunidade permite a satisfação pessoal de poder estar contribuindo. “Quem não se sente feliz de ajudar as outras pessoas. Ninguém é uma ilha. Não há solução isolada para problemas comuns”, disse.





Comentários