Conferência de Cultura movimenta classe artística da cidade

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 22/08/2013

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Cultura, realizou no último dia 11 de agosto a III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE ITAPECERICA DA SERRA. 

O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas sendo 117 inscritas com direito a voz e voto. A Conferência teve como tema geral “UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA A CULTURA: DESAFIOS DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA”, na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura brasileira. 

Promovendo entre sociedade civil e poder público diálogos para construção de uma política pública para Itapecerica da Serra, a Conferência foi pautada pelos seguintes sub-eixos: IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA – SNC, PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL, CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS e CULTURA E DESENVOLVIMENTO.

Participaram do ato artistas de todos os segmentos culturais, agentes e produtores culturais, gestores, autoridades e arte educadores. A cerimônia de abertura teve como palestrante Henry Durante, representante do Ministério da Cultura.

A mesa de trabalhos foi composta por Paulo Roberto Esteves Guedes (secretário de Cultura de Itapecerica da Serra), Kaká Werá (Instituto Arapoty), Beth Negrini (Associação e Ponto de Cultura Mais Gente), Celso Matias da Fonseca (artista plástico e arte educador das Oficinas Culturais) e Inga Maria Matz (representante dos artistas de Itapecerica da Serra).

As intervenções culturais ficaram por conta da Cia Deodara Cultura e Arte, com o espetáculo Africa-Brasil, e do grupo No Ritmo da Prevenção –MILCA. Em seguida foi votado o texto que cria o Conselho de Políticas Públicas, que será encaminhado ao Legislativo pelo Executivo Municipal.

No encerramento foram votados ainda os conferencistas que farão parte da delegação itapecericana na III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA, a ser realizada no Memorial da América Latina nos dias 11 e 12 de setembro de 2013. São eles: Nivalci Labareda dos Luzeiros, Luiz Fiais, Elias (Representantes da Sociedade Civil) e Rafael (Representante do Poder Público).

Comentários