Inaugurada, Casa dos Conselhos visa fortalecer a democracia participativa

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 25/06/2013

A Prefeitura de Itapecerica da Serra inaugurou no último dia 20 de junho a ‘Casa dos Conselhos’, espaço dedicado para as entidades representativas instituídas no município realizarem suas atividades, como reuniões, assembleias, encontros e outras diversas ações.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Amarildo Gonçalves Chuvisco destacou a importância da conquista para o município. “Em Itapecerica da Serra temos orgulho da participação popular. Temos por volta de 20 Conselhos formados e atuantes, que sempre nos trazem frutos e são de grande valia. Oferecemos uma estrutura administrativa completa para eles, com computador, telefone, ampla sala de reunião; tudo isso é com certeza uma conquista para todos nós, poder público e sociedade”, falou Chuvisco.

O novo instrumento terá o objetivo de fomentar a democracia participativa e o controle social, previstos na Constituição Federal, dando lugar a entidades que atuam em busca de sintonia dos anseios da sociedade com as ações do Executivo.

De acordo com o prefeito, “precisamos viver uma situação de diálogo com a sociedade. O poder público precisa dos Conselhos, através deles temos acesso às carências da população. Essa estrutura que estamos propiciando é uma questão de justiça, eles têm papel importante na administração, inclusive nos auxiliando para ter a certeza que o dinheiro está sendo bem gasto”.

Localizada no Bloco B do Complexo Administrativo da Prefeitura, a Casa dos Conselhos será mais um meio efetivo para estabelecer um canal em que a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal, Cícero Costa, os vereadores Professor Ernandes, Hércules da Farmácia, Cléber Bernardes, Antonio Trolesi, Sangue Bom e Alex Pires; além de secretários municipais, assessores e diversos representantes dos Conselhos estabelecidos no município.


Comentários