Chuvisco faz balanço dos 100 dias de seu governo em Itapecerica da Serra

Por Sandra Pereira | 17/04/2013

O prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB), foi eleito para o cargo numa disputa acirrada. Há pouco mais de 100 dias ele assumiu o governo com desafios grandes nas áreas de saúde, limpeza urbana, educação e segurança. Também há muito a ser feito para garantir desenvolvimento, geração de emprego, mais investimentos em infraestrutura e lazer. O prefeito garante que vai trabalhar firme para facilitar o caminho da reeleição. Falou sobre a importância da vice-prefeita Regina Corsini na administração e disse que a cidade vai perceber em pouco tempo os avanços da sua gestão. Chuvisco falou com a reportagem do Jornal na Net e fez uma avaliação do seu governo e das primeiras ações que você confere na entrevista a seguir. 

Jornal na Net: Prefeito quais as principais ações dos primeiros 100 dias do seu mandato?

Chuvisco  -  A primeira delas é a conquista de campus do Instituto Federal de Educação; entrega de um ônibus exclusivo para o grupo da Melhor Idade; reabertura da piscina do Estádio Municipal e da Academia de Ginástica do São Pedro; parcerias com a Sabesp; finalização da construção da UBS do Valo Velho, do Banco de Alimentos e do Galpão de Coleta Seletiva do Parque Paraíso; revitalização da avenida Itália; asfalto no Recreio Primavera; novo Bolsão para a feira-livre do Centro; reforço da Coleta Seletiva, com ampliação do porta-a-porta no Potuverá e novos pontos de Coleta pela cidade; Entrega dos Kits Escolares a alunos da Rede Municipal; lançamento do projeto esportivo Agita Itapecerica; além de diversas ações de Saúde, principalmente de prevenção com campanhas educativas.

JN: Quais foram os maiores desafios desse período?

Chuvisco - Quando assumimos a Prefeitura, em janeiro, encontramos alguns desafios financeiros, como pagar o 13º dos professores e o acerto dos servidores que deixaram a administração com o fim do mandato anterior.

Também só o fato de remontar um governo municipal já é um desafio grande, mas a transição foi muito bem feita e tenho certeza que estamos acertando muito.


JN: Que ações do seu plano de governo já foram implantadas?

Chuvisco - Início da implantação da Escola em Tempo Integral e Ensino Técnico Federal; aumento salarial de 50% para a equipe da Frente de Trabalho; abertura da contratação de agentes de saúde e informatização da Rede de Saúde com internet em todas as unidades (em andamento). Isso só nos primeiros 100 dias; até o fim do mandato vamos cumprir o Plano de Governo em sua totalidade.

JN: Que mudanças concretas sua administração já promoveu e onde?

Chuvisco - Estamos entregando um aluguel de cerca de R$ 140 mil por ano da antiga sede da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, que foi transferida para local adequado no Complexo Administrativo. Também acabamos com os carros exclusivos para os secretários virem trabalhar; cada um vem com seu próprio veículo. São ações que visam economizar dinheiro público e propiciar maiores investimentos para o bem estar da população.

JN: A partir desses primeiros 100 já dá para falar em metas da administração para esse ano?

Chuvisco - Uma de nossas metas para 2013 é concretizar a cobertura do Ginásio de Esportes, um símbolo do município que está há alguns anos inutilizado devido à tragédia da queda da cobertura. O Plano de Carreira para os servidores públicos municipais é outra ação que vamos fazer ainda esse ano. Trazer uma gestão profissional na Administração Pública e valorizar o servidor significa avançar no atendimento das demandas da população.


JN: A saúde, a limpeza urbana, a segurança e falta de empregos são problemas recorrentes na região. Avalie cada um desses itens na sua administração?

Chuvisco - Essas são áreas que só começam a apresentar resultados significativos a médio prazo. Estamos reestruturando a Saúde, principalmente com a humanização no atendimento, um de nossos compromissos de campanha.

 Sobre Limpeza Urbana, estamos fortalecendo o trabalho em locais que estavam carentes de ações do Poder Público. Esse é um desafio grande, mas estou determinado a atender bem a população nesse sentido.

A segurança, como todos sabem, é dever principal do Estado, mas Itapecerica da Serra está fazendo sua parte. Estamos finalizando uns acertos no Plano de Carreira da Guarda Civil Municipal, que tem cumprido seu papel com competência. Hoje a GCM é reconhecida pelos moradores.

 A falta de emprego sempre foi um dos grandes desafios da região, e para isso já estamos avançando consideravelmente. Temos contatos com diversas empresas que estudam a instalação na cidade. Também estamos estudando a possibilidade de criação de uma Secretaria da Indústria e Comércio, que terá como um dos objetivos propiciar o aumento da oferta de emprego.

JN: O sr. pretende sancionar a lei que cria rodízio de veículos em Itapecerica?

Chuvisco - Nosso corpo jurídico está estudando o projeto, mas já identificamos entraves constitucionais nele. Provavelmente nem avaliaremos a questão social do projeto, uma vez que ele tem indícios de vício de iniciativa e inconstitucionalidade, nos obrigando a vetá-lo. Mas vamos aguardar o parecer final do jurídico.


JN: Como está a relação com o Legislativo? O sr. tem oposição na Câmara? Se tiver como pretende lidar com a oposição?

Chuvisco - Nossa relação com a Câmara está muito boa. Os vereadores têm mostrado que o objetivo principal da Casa é atuar em prol da população itapecericana, o que vem ao encontro da nossa meta. Sobre oposição, temos vereadores que foram eleitos fora de nosso arco de aliança eleitoral, mas acredito que a relação será muito amistosa, uma vez que as discussões com todos têm sido em cima dos interesses da população e não defendendo bandeiras partidárias.

JN: O que os moradores podem esperar da administração Chuvisco de agora em diante? Qual a marca que o sr. pretende dar à sua gestão???

Chuvisco - Os moradores podem esperar uma administração séria, com trabalho, determinação e empenho para atender as demandas da população. Eu e minha vice Regina Corsini vamos deixar uma marca de atuação em prol do social. Não tenho dúvidas de que vamos fazer a melhor administração da história de Itapecerica da Serra.

Comentários