Embu das Artes desperta interesse europeu na BTL de Lisboa

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 17/03/2013

Neste mês, Embu das Artes foi divulgada em Portugal, em um dos mais importantes eventos de turismo do país, a BTL Lisboa. Ao fim da grande feira, a cidade embuense ficou conhecida ou mais conhecida, avançando na indústria do turismo. Os resultados são animadores, pois a operadora Abreu, com 140 anos de atividades e uma das mais importantes da Europa, manifestou interesse na comercialização de Embu das Artes como um destino diferenciado.

 “A Abreu fez contato conosco. Ela é uma operadora que já trazia portugueses para o Brasil por navios. Em princípio, as operadoras na Europa comercializam o Brasil de mar e sol, como Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Lençóis Maranhenses. A Abreu ficou interessada em formatar produtos com Embu das Artes pelas características da cidade, pela singularidade que temos. Temos ainda uma localização favorável, que é o eixo São Paulo, que permite um transfer do aeroporto para Embu das Artes, com baixo custo, além da proximidade de outras cidades que podem completar roteiros de 7 dias, tais como, São Roque, Santana do Parnaíba e outras do Circuito Taypa de Pilão”

Segundo o secretário de Turismo de Embu das Artes, Valdir Barbosa, que no encontro também representou o prefeito Chico Brito, representantes da operadora vêm conhecer a cidade, para colocar na prateleira pacotes para Embu das Artes. “Esse processo inicia com a vinda dos técnicos da operadora aqui, para conhecer a qualidade dos serviços, a hospitalidade e nossa infraestrutura”.

O pacote para ser vendido em Portugal pela Abreu poderá perfeitamente ser comercializado nos outros pontos de venda europeus. “Esse é um saldo que considero muito positivo. Resumindo: todo esforço que fizemos tinha como objetivo, num primeiro momento, apenas mostrar a cidade para viajantes com destino a São Paulo e que pudessem estender a viagem a Embu das Artes. Com esse envolvimento da Abreu, passamos a ter uma condição de destino, independente da Capital.”

Mais negócios

Embu das Artes participou da BTL Lisboa juntamente com os municípios de Bertioga, Guarujá, Ibirá, Ilhabela, Itu, Pereira Barreto, em viagem organizada pela Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), que é presidida, desde janeiro, pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e tem na Executiva o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito. A equipe brasileira fez a apresentação das cidades e do trabalho da Aprecesp.

O secretário também reuniu-se com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), presidida por Pedro Costa Ferreira, com 14 agências e operadoras que atuam nas principais regiões de Portugal, e TAP. A reunião com diretores da TAP, no Centro de Eventos de Lisboa, reuniu representantes de vários países da Europa. O grupo foi liderado pelo diretor para o Brasil e a América do Sul, Mario Carvalho, com participação de diretores da Finlândia e Escandinávia, Reino Unido, Alemanha e Áustria, França e Polônia e do diretor Mundial de Vendas, Carlos Paneiro.

“Os diretores ficaram satisfeitos ao conhecer os novos destinos, principalmente Embu das Artes, pela proximidade de São Paulo e sua exuberante área verde e diversidade no campo da arte e do artesanato”, disse o secretário. Mário Carvalho declarou: “Pretendemos avançar no projeto, pois hoje 20% dos voos com origem em Portugal vão para São Paulo. Podemos ampliar os voos com a oferta, com a inclusão de novos destinos turísticos. Os portugueses precisam conhecer são Paulo para além do município de São Paulo”.

Cidade entra no trade internacional

Quanto aos resultados da participação na feira portuguesa, há três aspectos, esclarece o secretário. “O primeiro deles é que realizamos uma ação concreta expondo a cidade num espaço internacional e aproximando-a do trade europeu. Pela facilidade da língua, pela relação histórica de Brasil e Portugal e pela posição das operadoras na Europa e em Portugal, nós escolhemos a BTL como a primeira feira para atuarmos em Portugal. Esse foi um processo que também nos colocou numa posição favorável na associação, na qual até então Embu das Artes tinha uma participação coadjuvante.

Agora, com o prefeito Chico Brito sendo diretor e com a nossa participação mais efetiva na agenda de divulgação feita pela Aprecesp, nós fomos para a Europa e foi um primeiro momento nosso lá. Em terceiro lugar, o resultado imediato são os contatos que fizemos com as operadoras, em especial a Abreu, empresas de serviços, como a TAP, e agências de viagens.”

Para Valdir Barbosa, a participação em Portugal pode beneficiar os dois países. “A crise que a Europa enfrenta também é uma crise de modelo de desenvolvimento que pode ser interagida com as atividades no Brasil, de como nós enfrentamos esse tipo de problema aqui e as instituições portuguesas também usarem as mesmas ferramentas para acelerar o desenvolvimento. Daí, o protocolo de intenções, que fechamos com o Associação Cultural Etnia (ACE), em setembro de 2012, aqui em Embu das Artes.

Essa entidade, membro da Associação Portuguesa para Desenvolvimento Local (Animar), abriu a possibilidade de ações de cooperação, com foco no desenvolvimento local e no Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud).” O Conisud é presidido por Chico Brito, que defende projetos regionais em diversos setores.

O secretário de Embu das Artes também visitou a Embaixada do Brasil em Lisboa e a cidade de Santarém, que tem a Casa do Brasil - Pedro Àlvares Cabral e guarda muito da história brasileira. As características da pequena cidade se assemelham às de Embu das Artes, como uma cidade-irmã. No Departamento de Negócios, setor de relações comerciais entre Brasil e Portugal, da Embaixada, Valdir Barbosa conversou com Daniela Xavier César, deixando projeto de restauração.

O objetivo é identificar uma entidade portuguesa interessada em sistema de cooperação na área de restauração, entre a cidade embuense e aquele país. No encontro com a imprensa, a maioria descobriu que São Paulo não é só a Capital, conheceram e se encantaram por Embu das Artes.A feira foi realizada de 27/2 a 4/3.


Comentários