Escola de Cidadania de Embu das Artes e Região

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/02/2013

A Escola de Cidadania de Embu das Artes e Região, criada para debater a vida em sociedade e interferir para melhorá-la, será inaugurada no dia 23 de fevereiro. O arrojado projeto, que começou a ser elaborado no 8º Encontro Nacional de Fé e Política, realizado na cidade em 2011, conta com parceria da Prefeitura e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“A Escola da Cidadania Embu das Artes e Região é inter-religiosa, não confessional e não partidária. Está aberta a todas as pessoas que sonham em fundamentar sua vida em uma Sociedade do Bem Viver, respeitando e se abrindo às diferenças culturais, religiosas, de gênero e das gerações”, informa a Comissão Executiva, integrada por Antonio Henrique de Souza Eleutério, Celina Aparecida Simões, Cláudia Souza, Edson Ferreira, Fábio Alves Santana, Fernando Henrique, Mariangela Graciano e Marlene Alves de Lima Cameran.     

O Seminário de Inauguração da Escola de Cidadania de Embu das Artes e Região será realizado em 23/2, das 9 às 13h, no Parque Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 300), e contará com a presença do Padre Ticão, da Escola da Cidadania da Zona Leste, Padre Jaime, da Escola de Cidadania da Zona Sul, prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, deputado estadual Geraldo Cruz. A conferencista Estella Grazianne abordará o tema Movimentos Sociais. Dois outros seminários serão realizados em maio de julho.

Encontros semanais

Os encontros semanais ocorrerão todas as segundas-feiras, das 19 às 22h, no Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29). O cronograma do primeiro mês do programa, em março, inclui: dia 4 – Formação da Sociedade Brasileira, com Lucia Helena Rangel; 11 – De Democracia Representativa para Democracia Participativa, com a deputada federal Luiza Erundina; 18 – Violência Doméstica e Familiar, com Celina e Simone Hipólito; 25 – O Estado Que Temos e o Estado Que Queremos, com Rudá Ricci.

As inscrições para o curso, com duração de um semestre, já estão abertas e vão até o dia 23 de fevereiro. O curso terá certificação concedida pela Unifesp para as pessoas matriculadas que tiverem 75% de presença e apresentarem Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). É aberto a interessados de Embu das Artes e região.

Proposta inédita

Inspiradas em outras localidades, e gestada durante o 8º Encontro Nacional de Fé e Política, realizado em 2011, em Embu das Artes, organizações sociais da zona Sul de São Paulo constituíram, em 2012, o terceiro núcleo da escola no Estado – o primeiro é o de São José dos Campos, o segundo é o da Região Leste, o terceiro é o da recém-criada Escola da Região Sul – Santo Dias. Foi constituída com a participação de pessoas de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, que decidiram trazer a experiência para a região, a fim de facilitar o acesso aos moradores de outras cidades. Em seguida, a sua Diretoria Executiva buscou parcerias com a Prefeitura e Unifesp.

A base teórica da Escola da Cidadania de Embu das Artes e Região é Paulo Freire, Pedagogia da Esperança. Defende que o protagonismo incentive a participação social, colaborando para o desenvolvimento do indivíduo e sua comunidade. Busca sensibilizar os e as participantes para uma compreensão mais ampla da sociedade e o funcionamento das instituições políticas, desempenhando com mais confiança e interesse o papel de cidadãos e cidadãs comprometidos com o desenvolvimento do País.Tudo para entender pessoas e o jogo da política na sociedade moderna..

Alguns objetivos específicos da Escola: fazer o cidadão reconhecer a importância da política no dia-a-dia; ser o espaço de diálogo e debate, criando gosto e interesse pela política; apontar caminhos para que a cidadania se efetive; fortalecer os cidadãos e cidadãs para que haja o controle social sobre as políticas públicas; transformar e fortalecer para que conscientes de sua força possam mudar a sociedade.

Mais informações pelo telefone (11) 4704-4816.

Elke Lopes Muniz

Comentários