Prefeitos do Conisud elegem hoje novo presidente do Consórcio

Por Sandra Pereira | 16/01/2013

Os prefeitos das oito cidades do Conisud elegem nesta quinta-feira, 17, o novo presidente do consórcio para um mandato de dois anos. Será a primeira que os prefeitos de Vargem Grande Paulista e Cotia vão participar da eleição da diretoria  do consórcio fundado em 2001, e, inicialmente composto por Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu.

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, deve ser eleito presidente do Conisud. Ele conta com os votos dos prefeitos Chuvisco, de Itapecerica, Fernandão, de São Lourenço, Clodoaldo, Embu-Guaçu, Francisco Júnior, Juquitiba e Roberto Rocha de Vargem Grande. Mas, a expectativa é de que o prefeito de Taboão, Fernando Fernandes, e o de Cotia, Carlão Camargo, também votem em Chico Brito.

O Jornal na Net apurou que a eleição do consórcio movimentou os bastidores da política regional. Os prefeitos do PMDB tiveram papel decisivo para a vitória de Chico Brito. Eles fecharam apoio ao nome dele garantindo dessa forma a maioria dos votos. Os demais prefeitos também não impuseram dificuldades, apesar do prefeito de Taboão, Fernando Fernandes, ainda ter lançando o seu nome e depois tentar apoiar o prefeito de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite. 

O Conisud garante a articulação conjunta das cidades em várias áreas. A meta do consórcio é favorecer a articulação regional e implantar políticas públicas e serviços que sejam comuns aos municípios participantes, como é o caso do SAMU Regional e o campus da Unifesp. Outra proposta tratada no âmbito do consórcio é a criação de uma usina regional de compostagem de lixo.

Comentários