Idosa do Potuverá diz ter visões do futuro

Por Sandra Pereira | 19/08/2012

Ela diz que chorou na barriga da mãe e nasceu de bruços. Por causa disso afirma ter o dom de ver o futuro. É católica, mas faz “trabalhos” na mesa branca, que segundo ela solucionam qualquer tipo de problema no prazo de uma semana. Dona Ana Rodrigues dos Santos, 85 anos, vidente,  mora numa casa de taipa no Potuverá, bairro pobre de Itapecerica da Serra. 

A vidente diz que faz trabalhos para o amor, ensina crianças a andar, a falar e desfaz “trabalhos” feitos com o intuito de prejudicar outras pessoas. Orgulhosa, ela garante ser católica, diz que já pediu a um padre de Aparecida, para livrá-la do dom. Entretanto o padre teria dito que ela seria como os anjos.

“Eu vejo tudo. Meu guia me mostra as coisas. Quando estou adormecendo ele diz quem vem aqui e o que devo fazer para ajudar a pessoa. Ele dá as penitencias e mostra os banhos que a pessoa tem que tomar. Já passei três dias no cemitério desfazendo trabalho feito para matar uma pessoa”, diz concentrada olhando para o altar montado no meio da sala humilde onde faz suas rezas.

A vidente do Potuverá também é parteira. Afirma que já trouxe ao mundo dezenas de crianças na comunidade onde não tem posto de saúde e nem maternidade próxima. Ela também reza com galhos de plantas para curar as pessoas. A fama da vidente faz com que não faltem clientes. Sem cobrar pelas visões ela pede apenas doações, alimentos em especial, frutas são as preferidas já que ela afirma não poder almoçar. 

“Já tem é mulher mãe de filho aqui que eu apanhei quando ela nasceu”, fala.

Também relata orgulhosa que criou dez filhos sem pai e outros três adotados. Conta satisfeita que já atendeu pessoas que estavam à beira do suicídio e desistiram de se matar. 

“Eu vi um rapaz que ia se matar por causa da mulher que o deixou. O satanás estava do lado dele e queria a alma dele. Ele ia para o inferno com 25 anos de idade. Eu disse isso a ele fiz oração três dias, passei os banhos, mandei ele ir até Aparecida e quando ele cumpriu tudo se curou da vontade de se matar”, afirma.

Dona Ana diz que o seu guia é de criança e garante que nunca usou seu dom para o mal. Entretanto, revela que já foi usada para expulsar do bairro outro “vidente” que utilizava o suposto dom fazendo o mal.

Vivendo em condição de extrema pobreza dona Ana diz que entre os clientes mais assíduos estão vários políticos de Itapecerica de quem ela se queixa não ter recebido ajuda. Ao mesmo tempo em que diz ser capaz de ver o futuro dos outros a vidente do Potuverá demonstra desconhecer por completo o seu próprio destino e não consegue  explicar porque o dom não lhe rendeu uma vida mais próspera. 

Comentários