Mobilização pela Certidão de Nascimento em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/05/2012

Segundo dados preliminares do Censo de 2010, feito pelo IBGE, no Brasil há ainda 600 mil crianças com idade entre 0 e 10 anos que não possuem Certidão de Nascimento. Esta foi a primeira vez que o órgão incluiu no questionário a pergunta para quantificar as pessoas sem registro nesta faixa etária.

Os dados da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) apontam que houve uma redução na média de crianças sem registro, nos últimos cinco anos. O índice reduziu de 20,9%, em 2002, para 12,2, em 2007. Já entre 2009 e 2010, a redução foi de 19,5%, sendo “uma das maiores da série histórica”.

Com o objetivo de garantir que toda a população tenha “nome, sobrenome e nacionalidade para exercer seus direitos”, o Governo Federal lançou a “Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica”. A proposta é atender, principalmente, a população em situação de pobreza extrema, “excluídas por barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais”, destaca a SDH/PR.

Em Embu das Artes, os pais das crianças nascidas na Maternidade Municipal Alice Campos Machado podem fazer o registro no local gratuitamente. O atendimento é feito duas vezes ao dia, de 2ª a 6ª das 9 às 9h30 e das 15h30 às 16h, podendo retirar a Certidão de Nascimento na própria maternidade ou no cartório. Mesmo assim o índice de crianças registradas na maternidade é de 39%, entre janeiro e abril de 2012.

Mas esse índice vem aumentando nos últimos dois anos. Entre abril e dezembro de 2010, 26% das crianças nascidas na Maternidade Municipal eram registradas no local. Já entre janeiro e dezembro de 2011 essa taxa subiu para 35%. Segundo a gerente administrativa, Angélica Saes, as principais causas são: a falta de documento, ausência do pai, preferência em ir ao cartório e nascimento no final de semana ou feriado.

Clique aqui para acessar a cartilha com orientações de como tirar a primeira via da Certidão de Nascimento e de outros documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Júlio Marcondes

Comentários