Brincadeira e arte colorem os céus de Taboão da Serra neste sábado

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/05/2012

A Prefeitura de Taboão da Serra através da Secretaria de Esportes e Lazer receberá neste sábado, 12, o Projeto Revoada Educativa “Pipas com Segurança”. Desenvolvido pelo eloísta, engenheiro aeronáutico e escritor Silvio Voce, 52, o projeto é patrocinado pelas Linhas Correntes, recebe apoio de companhias elétricas de todo o país e há doze anos percorre cidades brasileiras educando quanto à soltura correta de pipas e papagaios. Neste sábado, Silvio e sua equipe prometem alegrar os céus taboaneses com uma grandiosa revoada de pipas, das 10h às 13h, no campo de futebol do Parque Marabá I.

O engenheiro, considerado uma das maiores autoridades do assunto, vai contar histórias curiosas, explicar os perigos do uso do cerol (pó de vidro com cola), de brincar perto de redes elétricas e explicar as demais regras de segurança. Serão distribuídos gratuitamente mil e quinhentos “Kits Voadores” contendo uma revista de histórias em quadrinhos com as regras de segurança, uma pipa, um carretel de linha e uma rabiola. “Nosso trabalho era feito diretamente com a meninada, mas percebemos que o erro começava na família porque não orientava as crianças sobre a forma correta e segura de empinar a pipa”, disse o organizador.

O motivo que levou o engenheiro aeronáutico a abandonar a carreira e elaborar o projeto é gravíssimo. Acidentes e mortes causados pela falta de cuidados ao brincar atingem todo mundo inteiro e normalmente causam graves seqüelas físicas, quando não matam. Só em tem 2011 foram 182 acidentes elétricos em Taboão da Serra. “Somando os demais tipos de acidentes como atropelamentos, quedas de lajes e telhados e com o uso do cerol esse número aumenta drasticamente.”, lamenta Silvio.

A questão é tão grave que o projeto conquistou o apoio das empresas de eletricidade do país. Em São Paulo a AES Eletropaulo assina as regras de segurança descritas na revista em quadrinho que são entregues à população durante os eventos. Mesmo com a divulgação sobre os riscos e fiscalização dos órgãos competentes, é muito fácil comprar pipas feitas com cerol. “A gente encontra pipas com ceról nos bazares, bancas de jornal ou lojinhas espalhados pela periferia. Qualquer criança compra.”, revela.  

A secretária de Esportes, Mayse Ballarini acredita que o esporte é um dos pilares da educação e por isso considera o projeto de interesse público e cidadania. “A Secretaria vai apoiar toda e qualquer ação que estimule atitudes responsáveis e de proteção às nossas crianças”, comentou Mayse.

Dicas para brincar com segurança:

Não solte pipas em dias de chuva ou relâmpagos;
Não solte pipas perto de fios telefônicos, elétricos ou de antenas. Procure lugares abertos como praças, parques, campos de futebol etc;
Se a pipa enroscar nos fios não tente tirá-la;
Não use linha metálica como fio de cobre de bobinas;
Não use linha cortante (Cerol). É grande o risco de corta as pessoas com ela, inclusive você mesmo;
Use luvas para não queimar as mãos na linha;
Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para seus condutores;
Olhe bem por onde pisa, especialmente para trás;
Não empine pipas em lajes e teclados, pois uma queda poderá ser fatal;
Cuidados com as ruas e lugares movimentos.
Quer saber mais? Veja o site www.pipas.com.br

Serviço:
Revoada Educativa Pipas com Segurança
Data: 12 de maio
Horário: 10h às 13h
Local: Campo de Futebol do Parque Marabá
Endereço: Rua Marcelino Correa Melo, 250

Adriana Alckmin

Comentários