Consegs debatem fortalecimento e unidade das ações

Por Sandra Pereira | 14/04/2012

Os temas predominantes no I Encontro dos Conselhos Municipais de Segurança (Consegs) da região do Conisud foram os bailes funks e o crescente consumo de drogas. Os pancadões, como são chamados, representam atualmente um desafio para as forças policiais das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu, segundo o coordenador estadual dos Consegs, Evaldo Roberto Coratto.  O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 13, no complexo Valdelice Prass, em Embu das Artes.

 Ele disse que as cidades enfrentam desafios parecidos na área da segurança e, salientou que os conselhos ajudam a organizar a sociedade de forma a contribuir com as polícias na parte operacional.

“Os Consegs nasceram para propor projetos e mecanismos sociais a fim de minimizar os problemas com a segurança pública e ajudar os policiais. Mais ainda enfrentam dificuldades para disseminar iniciativas como o disque denúncia, por exemplo, um dos principais mecanismos de combate ao crime com a participação da sociedade”, citou o coordenador.

Ele orientou na ocasião que os Consegs da região estabeleçam maior contato para trocar experiências e discutir solução conjunta aos problemas comuns. 

O capitão PM Joel Rocha argumentou que o combate à violência pode ser intensificado com a ajuda dos Consegs  por meio de ações simples como a utilização do aparato do estado, mapeamento da rede de aliados como igrejas, conselhos, casas de passagens, entre outros, além da presença da família e escola na defesa da ordem e dos valores.

“A pedofilia é uma forma de violência que pode ser combatida dentro da família, no ciclo de amizades e com a ajuda de professores na identificação dos casos. Um Conseg bem articulado consegue ajudar nesse trabalho”, ensina. 

De acordo com ele o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo.

Ele apresentou vídeos evidenciando os problemas ocasionados pelos pancadões e os desafios que eles representam às autoridades da segurança pública.

Comentários