ETEC de Embu das Artes fará declaração de imposto de renda gratuitamente

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/03/2012

Aqueles que precisam fazer sua declaração de imposto de renda, mas não sabem fazer ou não têm como pagar, tem duas oportunidades. Nos próximos sábados, dias 24 e 31/3 os alunos e professores de Contabilidade da ETEC vão atender estarão atendendo e fazendo gratuitamente declarações de imposto de renda para quem desejar. Por ser uma tarefa não rotineira e que exige cuidados especiais, a maioria dos brasileiros deixa para fazer a declaração para a última hora.

“Com isso, o contribuinte fica mais sujeito a erros, não encontra os comprovantes, não usa algumas deduções, acaba omitindo informações, e assim por diante”. – disse o professor Waldiney Teodózio que coordena o curso na ETEC e o evento.

Leve um CD virgem e todos os documentos


Para ser atendido, basta comparecer nesses dias à sede da ETEC, na rua Marcelino Pinto Teixeira, 529 – Pq. Industrial, das 10 às 15h, levando todos os documentos necessários para fazer a declaração, além de um CD novo ou ainda não usado. Mais informações pelos telefones 4778-1168 e 4778-1178, ou diretamente no site da Receita Federal

Mudança no Imposto de Renda 2012


Desde 3.1.12 está valendo a nova tabela progressiva do Imposto de Renda mensal, corrigida em 4,5% em relação à tabela de 2011. A correção favorece o contribuinte, porque amplia as faixas de tributação e automaticamente reduz o valor do imposto. O novo limite de isenção é de quem recebeu, em 2011, rendimentos tributáveis de até R$ 23.499,15 e não se enquadrar em nenhuma outra condição de obrigatoriedade, não precisa apresentar a declaração.e a alíquota máxima de 27.5% incide sobre ganhos acima de R$ 4.087,65.

Todo rendimento sujeito ao imposto de renda recebido pelo contribuinte a partir de 1º de janeiro de 2011 terá o tributo calculado pela nova tabela. Isso vale até mesmo para o salário ou para a aposentadoria de dezembro, pagos no início de janeiro.

A nova tabela será usada também para cálculo do carnê-leão, devido pelo contribuinte que recebe rendimentos de pessoas físicas como, por exemplo, médico, dentista, arquiteto; ou que recebe pensão alimentícia; ou que é locador de imóvel residencial.

Nesse caso, o imposto sobre rendimentos recebidos em dezembro vence dia 30 de janeiro e ainda será calculado pela tabela antiga, de 2011.

O que é a declaração de Imposto de Renda?

A declaração do imposto de renda é um compromisso de todo cidadão e empresa em informar para a Receita Federal todo o dinheiro que recebeu e pagou no ano anterior. Por exemplo, o dinheiro que você gastou em serviços e produtos, por exemplo, faculdade, planos de saúde, cursos, entre outros. O final dessa conta vai mostrar se você ainda tem imposto a pagar ao governo, ou se a Receita vai lhe devolver parte do que já cobrou de você no seu salário, que é o que acontece na grande maioria dos casos.

O  prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda – Pessoa Física (IRPF) de 2011 termina em 29 de abril de 2012. Até o momento, mais de 2.600.000 pessoas já entregaram suas declarações para a Receita Federal.

Arney Barcelos

Comentários