Vereadoras de Embu são homenageadas em festiva sessão pelo Dia da Mulher

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 13/03/2012

Em evento festivo marcado por reflexão sobre a condição feminina em vários setores da sociedade, com enfoque para a luta por políticas públicas e a participação na política, a Câmara Municipal homenageou as mulheres de Embu das Artes, com destaque para as nove vereadoras da história do Legislativo da cidade, a quem foi dedicado um troféu, em sessão especial nesta quarta-feira, dia 7, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março.


Foram homenageadas as ex-vereadoras Maria Antonieta Martins de Almeida (in memorian) –  representada pelas filhas Dulcinéia e Gladir Almeida –, Brígida Sacramento Carvalho dos Santos, Maria das Graças de Souza, Maria Aparecida Gonçalves, Neide Orlandi, Ana Maria de Souza Santos, Valmira Schulle, e as atuais vereadoras Elisabete Alves Carvalho, a Dra. Bete, e Maria Cleuza Gomes, a Ná. Não localizada, mas convidada, Valmira não esteve presente.

Participaram da sessão secretárias municipais e lideranças comunitárias, entre outras. Para o plenário, além das homenageadas, foram convidadas a empresária Daniela Almeida, diretora da Acise (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu), e Marisa Araújo, do CRM (Centro de Referência da Mulher). O vice-prefeito Nataniel Carvalho, o Natinha (PDT), compareceu e também representou o prefeito Chico Brito, em viagem a Brasília.

O presidente Silvino Bomfim (PT) disse que, no Dia Internacional da Mulher, nada mais justo que prestar honras às poucas mulheres que conquistaram um lugar no parlamento embuense, dando muita qualidade aos trabalhos. “Por muito tempo, as mulheres não puderam participar da política, e esta data existe por causa do assassinato de dezenas de trabalhadoras nos Estados Unidos, no século 19, quando reivindicavam melhores condições de trabalho.”

Para falar em nome das mulheres presentes, foi convidada a ex-vereadora e atual secretária adjunta de Saúde, Maria das Graças. Vereadora quatro vezes, ela explanou sobre a história da luta das mulheres no país e no mundo, lembrando que no Brasil só conquistaram o direito parcial ao voto em 1932, e o voto universal em 1934, com a participação da primeira mulher brasileira em uma assembleia constituinte, a deputada Carlota Pereira (1892-1982).

Graça elogiou a primeira vereadora de Embu, Maria Antonieta, que hoje dá nome ao prédio da Câmara, em projeto de sua autoria – eleita na 2ª legislatura, foi educadora respeitada, professora das crianças da colônia japonesa de Embu. Lembrou que a mulher pode alcançar todos os postos de importância na vida do país, caso da presidenta Dilma Rousseff, mas que é preciso maior igualdade de direitos e oportunidades a homens e mulheres.

(Márcio Amêndola e Adilson Oliveira – Assessoria de Comunicação da Câmara)

Comentários