Audiência da fraude do IPTU de Taboão deve ser adiada de novo

Por Sandra Pereira | 22/01/2012

A Audiência de Instrução dos 26 acusados de participação no esquema que fraudou a arrecadação de tributos em Taboão da Serra será retomada nesta segunda-feira (23), a partir das 9h30 com a expectativa de haver novo adiamento. Vários advogados de defesa planejam pedir o adiamento dos trabalhos alegando que não tiveram resposta aos pedidos de acesso a provas e documentos relacionados no processo.

Em tese, o problema relatado pelos advogados seria o mesmo que provocou a suspensão da primeira audiência realizada no final de agosto de 2011. Entre os acusados estão vereadores, ex-secretários municipais e vários funcionários públicos.

“Vários advogados devem pedir o cancelamento da audiência até que possam ter acesso aos documentos constantes nos autos. Sem isso a defesa não pode atuar como é necessário”, antecipa o advogado José Vanderlei dos Santos, que responde pela defesa do vereador Natal e dos ex-funcionários Públicos Luiz Carlos Albuquerque Orlandino e João Gilberto da Paz.

O advogado revelou a reportagem do Jornal na Net que pretende inquirir o investigador Ivan Jerônimo da Silva a cerca de possível interesse político na condução da investigação que marcou profundamente a política de Taboão.  “Continuarei com os mesmos questionamentos sobre ingerência política e vou aprofundar o assunto. Em agosto havia essa possibilidade, agora se trata de uma situação real já que o policial deve ser candidato na cidade”, declara o advogado.

Ele criticou o fato de Ivan ser testemunha no processo alegando que o mesmo não presenciou os crimes que investigou. Além disso, o advogado observa que falta uma série de documentos no processo, como por exemplo, os relatórios que comprovam as baixas de IPTU que teriam sido feitas pelos acusados. “No relatório Conam tem que constar essas supostas baixas de imposto, do contrário a acusação não pode ser comprovada”, aponta.

A audiência de instrução dessa segunda-feira deverá ser retomada no mesmo ponto onde parou a anterior com o depoimento do investigador Ivan Jerônimo da Silva, responsável pela investigação que resultou na prisão de 23 acusados e deixou outros três foragidos.

O julgamento será conduzido pelo juiz substituto Claudio Campos da Silva que assumiu temporariamente a vaga deixada pela juíza Flávia Oliveiro Castellar, promovida recentemente para a Comarca de Santana. Os advogados acreditam que o magistrado também pode optar pela suspensão dos trabalhos uma vez que não é o titular e não foi o autor do agendamento dos trabalhos.

A retomada do julgamento foi um dos assuntos mais comentados na cidade e na região  nos últimos dias. Os advogados dos acusados ouvidos pela reportagem do Jornal na Net passaram a semana empenhados em estudar as provas contra os seus clientes para fortalecer a defesa dos mesmos.

O julgamento dos acusados na fraude do IPTU pode influenciar diretamente no andamento do pleito municipal. O Jornal na Net recebeu informações de que será após o resultado dessa semana que o investigador  Ivan decidirá se disputa ou não a prefeitura de Taboão da Serra. 

Leia mais Aqui.

Comentários