Mobilização popular derruba aumento do IPTU em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 5/02/2010

“A força do povo é como a da correnteza de um rio caudaloso: ninguém consegue medir ou conter”. A frase de um escritor nordestino ilustra bem o processo de mobilização popular deflagrado pelos moradores da região central de Taboão da Serra na luta contra o aumento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), que em alguns casos subiu até 1.000%.

O movimento saiu vitorioso ao conseguir a redução de 50% do valor do imposto cobrado nas áreas de centralidade, a prorrogação do prazo de pagamento para o dia 28 de fevereiro e o desconto de 30% para os pagamentos em parcela única. Tudo isso consta na Lei que a Câmara Municipal vai votar em regime de urgência numa sessão extraordinária marcada para essa sexta-feira.

A força do povo fez os vereadores e o prefeito se reunirem das 11 horas da noite de quarta-feira até as 4h da madrugada de quinta-feira, aflitos por encontrar uma solução capaz de contemplar os moradores, e, acalmar os ânimos que desde a semana passada estavam pra lá de acirrados.
Q
uem esteve na prefeitura de Taboão da Serra na manhã desta quinta-feira viu de perto como a mobilização popular tem poder. Ainda mais quando está despida de qualquer cunho político. Moradores da área central da cidade, na sua maioria idosos, cobrava a redução do imposto.

Os vereadores tiveram dificuldade de passar no meio deles e seguir para a reunião que aconteceu entre representantes dos moradores e o secretário de Finanças, Maruzan Conrado. A maioria dos vereadores era parada e cobrada e dar explicações.


O que mais chamou a atenção nesse protesto foi a singularidade e simplicidade de quem estava protestando, diferente dos outros protestos quase profissionais que sempre normalmente acontecem na prefeitura.  “Meu filho, o nosso presidente já fez muito isso na vida. Ou não fez?”, disse uma idosa aposentada a um funcionário da prefeitura que guardava o portão de acesso ao prédio.

A singularidade dos manifestantes também fez com que uma viatura do SAMU fosse chamada para o local. Quem estava no pátio da prefeitura comentava que a medida era necessária já que muitos moradores estavam tão desesperados que poderiam passar mal a qualquer momento.

Nem mesmo o sol forte e o calor impediram que os moradores manifestantes se mantivessem firmes no propósito de aguardar uma solução, que só veio depois do meio dia, após o término da reunião entre a comissão de moradores e a prefeitura.

A expectativa é de que a população da cidade continue se mobilizando a própria prefeitura está orientando os moradores a se dirigir até o Atende e pedir a revisão do valor do imposto. A administração admite que na área central da cidade houve vários casos de distorção na cobrança do imposto.

Todos os carnês da região central de Taboão serão reemitidos com desconto de 50%, aumento do prazo para pagamento e o desconto de 30% para os pagamentos em parcela única.

Todas essas garantias constam na Lei que será votada e aprovada nesta sexta-feira pela Câmara Municipal da cidade.

Veja mais fotos:

iptu2.jpg

Moradores da região central da cidade estão mobilizados

IPTU3_1.jpg

Comentários