Vereadores querem recusar Bombeiros para Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 13/12/2011

Mesmo tendo aprovado o aumento do IPTU e a criação da Zona Azul a Câmara de Taboão da Serra pode barrar a instalação do Corpo de Bombeiros na cidade. O argumento que está sendo utilizado nos bastidores pelos vereadores que querem impedir a implantação é de que a cidade não pode ser penalizada com mais uma taxa.

Entretanto, sem a criação do Fundo, (pago por indústrias, comércios e prestadores de serviço), com a finalidade de garantir a manutenção das atividades da corporação, o município pode perder a oportunidade definitivamente de ter o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Capitão Vitorino a corporação sofre com a carência de efetivo, e, no caso de Taboão o efetivo já está reservado. “Se não for utilizado até o final do ano o efetivo será redistribuído. Sem a aprovação do Fundo a corporação não pode ser implantada. Se não aprovar agora tem que começar a negociação do ponto zero e pode demorar outro longo período para a cidade ser contemplada novamente”, avisa.

Ele explica que a cidade fica numa área onde há o maior déficit da corporação. “Estamos fazendo um esforço grande, mas, sem a criação do fundo nada pode ser feito e Taboão mesmo sendo o município mais desenvolvido da região vai perder o Corpo de Bombeiros”, avisa o capitão.

O caminho é o inverso do que aconteceu em Embu das Artes, onde o Fundo foi aprovado há uma semana, sem dificuldades, e, do que esta ocorrendo em Itapecerica da Serra onde a criação do mesmo também vem sendo discutida.  O prefeito Chico Brito lembra que o Corpo de Bombeiros é ligado a estrutura da segurança pública do governo do Estado a quem caberia viabilizar o seu funcionamento. “A cidade não pode prescindir de um equipamento tão importante. Os empresários apóiam a criação do Fundo e não estamos onerando os contribuintes”, atesta o prefeito.

Se a Câmara Municipal de Taboão não realizar uma sessão extraordinária para apreciar o projeto o município vai continuar fazendo parte dos quase 500 do Estado que não contam com o Corpo de Bombeiros.  Se a criação do Fundo  não for votada esse ano o efetivo de 30 homens que atuariam em Taboão será deslocado para Mogi das Cruzes, segundo apurou o Jornal na Net.

Nos bastidores o assunto é polêmico. A legislatura que entrou para a história pela criação de  taxas deverá se posicionar contra a única que nasceria com o aval daqueles que fariam o pagamento da mesma. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Taboão da Serra a criação do fundo é bem vinda já que garante a instalação do Corpo de Bombeiros e vai permitir as empresas pagarem valores mais baratos no seguro anual que são obrigadas a contratar.

Comentários