Prefeitura de Taboão recebe Projeto de Desenvolvimento do Sebrae

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/11/2011

A Prefeitura de Taboão da Serra, está recebendo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, diversos agentes municipais, de várias cidades, que estão participando do Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento - um convênio entre a Frente Nacional dos Prefeitos – FNP e o SEBRAE Nacional.

No período de 22 a 25 de novembro aconteceu na sede da secretaria, das 9h às 17h, o Curso de Formação Básica para Agentes de Desenvolvimento, que teve como objetivo preparar os agentes para atuarem na mobilização, articulação e orientação técnica básica de pessoas-chave para a implantação e implementação das possibilidades de melhoria do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas municipais, permitidas pela Lei Geral.

Piero Marin e Thiago Oliveira são de Caieras e participaram do curso, o primeiro é Diretor de Turismo e o segundo, consultor do Sebrae na cidade que tem forte vocação para estância turística. “Estou gostando muito do curso, não conhecia Taboão e fomos acolhidos pela cidade. Espero levar todo esse conhecimento pra Caieras, temos 84 mil habitantes e muito para crescer”, explica Piero.

Já o consultor do Sebrae, Thiago Oliveira, espera poder ajudar no desenvolvimento de Caieras, promovendo o intercâmbio entre os empresários e o Poder Público. “O trabalho do Sebrae é sempre esse, de aproximar as empresas das oportunidades”.
O curso já é o segundo desenvolvido em Taboão da Serra, atendendo às cidades do Conisud, bem como municípios convidados.

Michelle Macedo, representando o Sebrae Nacional, ministrou o curso e elogiou a cidade de Taboão da Serra. “Essa foi uma ótima iniciativa de Taboão, possibilitar que outros municípios possam se formar aqui. Vejo que Taboão é uma cidade bem desenvolvida, estou gostando muito de conhecê-la”, afirmou a consultora.

O curso foi ministrado em 32h, distribuido em 4 dias. A aplicação foi contínua e privilegiou a articulação, articulação, negociação, mediação e gestão do tempo dos agentes envolvidos. Cada participante teve construido um roteiro de ação, para orientar seu trabalho nos municípios.

Essa iniciativa atende à exigência da Lei Complementar 128/08 em seu artigo 85-A, § 2º, no inciso II: “II- haver concluido, com aproveitamente, curso de qualificação básica para a formação de Agente de Desenvolvimento”.  O aproveitamento mínimo será de 80%, combinando-se os seguintes critérios: 40% de participação e 60% da avaliação do roteiro de ação, construido individualmente.

“Para nós é uma alegria muito grande podermos contribuir com a formação dos Agentes de Desenvolvimento, que serão multiplicadores do crescimento em suas cidades, Taboão da Serra demonstra com isso que é uma cidade acolhedora, inovadora e sempre disposta a colaborar com o desenvolvimento do nosso Brasil”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico de Taboão da Serra, Jacira Moreti. Jacira também é coordenadora do Comitê Gestor dos cursos de Incentivo Para o Desenvolvimento (FNP/Sebrae).

Marcelo Valladão

Comentários