Itapecerica participa de workshop sobre formato da governança Metropolitana de São Paulo

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 28/11/2011

A Prefeitura de Itapecerica da Serra participou de workshop realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo, no Parque Francisco Rizzo, em Embu das Artes, no último dia 18 de novembro. O segundo, de cinco workshops, teve como tema: “Construindo a Governança Metropolitana” e contou com a presença de diversas autoridades da região do Conisud.

O objetivo das reuniões é discutir com as entidades representativas da sociedade, com vereadores e com a população em geral o formato da composição e as regras de funcionamento dos Conselhos Consultivos sub-regionais e das Câmaras Temáticas, bem como a forma de organização dos mesmos.

“É fundamental que a sociedade conheça os instrumentos de governança metropolitana que foram criados recentemente e passem a participar desse momento de construção da nova visão dos avanços metropolitanos”, enfatizou Edson Aparecido, secretário de Desenvolvimento Metropolitano.

Para o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, é importante a discussão de assuntos que ajudarão a construir soluções para nossa região. “Parabenizo o governo de São Paulo pela iniciativa de criar este conselho para desenvolver as regiões metropolitanas e promover um canal direto de discussão dos nossos problemas”, concluiu o prefeito.

Temas como transporte, referindo-se diretamente à chegada do Metrô a Taboão da Serra, e questões pontuais da região como meio ambiente e sustentabilidade foram discutidos a fim de propor soluções com políticas públicas para facilitar a vida da população, entre outros assuntos abordados.

Estiveram presentes ao evento diversas lideranças, como os prefeitos das cidades que compõem a região do Conisud: Jorge Costa (Itapecerica da Serra); Chico Brito (Embu das Artes); Evilásio Faria (Taboão da Serra); Cida Maschio (Juquitiba); Zé da Tereza (São Lourenço da Serra); secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, Dr Luis Pires; secretário de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido.

O terceiro workshop ocorrerá em Mogi das Cruzes, dia 25 de novembro. Os outros workshops serão em Santana de Parnaíba, dia 29, e o último em São Bernardo do Campo, no dia 30.

Comentários