Ação da GCM e PM acaba com bailes funk em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/10/2011

Uma séria de ações conjuntas da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) está acabando com os bailes funk que estavam perturbando a rotina de pelo menos cinco bairros em Embu das Artes. Conhecidos como “pancadões” os bailes aconteciam no meio da rua impedindo o tráfego local, causando transtornos aos moradores e extrapolando os limites de som previstos na Lei da Poluição Sonora.

Os bailes eram regados a bebidas alcoólicas, usadas indiscriminadamente por jovens e adultos. Cada local reunia entre 200 e 300 pessoas impedindo os moradores de se locomover em suas próprias ruas. O ambiente impróprio era completado pelo uso frequente de palavras de baixo calão e a desordem generalizada.

“Os bailes começaram há pouco tempo e se espalharam rápido precisamos de uma ação inteligente e ágil para conseguir restabelecer a ordem. Ao menos por enquanto conseguimos acabar com essa prática e estamos preparados para evitar outros”, afirma destaca Dirceu Alves, comandante da GCM.

Segundo ele, até o momento, a GCM e a PM fizeram ações no Valo Verde, Jardim do Colégio, Dom José, Pirajuçara e São Marcos. Vários carros foram multados e o tráfego local foi liberado imediatamente, bem como o restabelecimento da ordem.

“No Pirajuçara houve resistência e precisamos ser mais enérgicos num primeiro instante. Não dá para saber quem estava comandando esses bailes, mas se não tivéssemos agido iriam se espalhar rapidamente”, sustenta Dirceu Alves.Ele esclarece que a determinação do governo municipal é acabar com o fechamento das ruas e garantir o sossego para os moradores locais”, enfatiza o comandante lembrando que  “o apoio da Polícia Militar tem sido fundamental para a realização dessas ações”.

As ações da guarda para impedir a perturbação do sossego são freqüentes. Segundo dados divulgados pela GCM, em seu último relatório mensal, o número de veículos autuados por Poluição Sonora mais que dobraram, passando de 52, em janeiro de 2011, para 107, em setembro, e 35 a mais que agosto.

No total, em nove meses, foram 626 veículos multados por andarem com som em volume abusivo. Já os casos notificados por perturbação do sossego, triplicaram em nove meses. Em janeiro, foram feitas 16 notificações e em setembro esse número subiu para 54, quatro a mais que agosto e 15 a mais que julho. De janeiro a setembro, a GCM fez 318 notificações por esse tipo de ocorrência. No mesmo período (janeiro a setembro), 162 bares foram fechados por funcionarem fora do horário permitido, após as 23 horas, 21 em agosto e 16 em setembro.

Essas ações ajudam a reduzir a criminalidade, e outros tipos de ocorrência, cometidas por pessoas alcoolizadas. O Governo Municipal tem investido em outros meios que ajudam a reduzir a criminalidade e garantir a segurança da população. Uma delas é a recuperação e iluminação de vias e praças. Também, a ampliação do Sistema de Vigilância 24 horas composto por 62 câmeras de monitoramento, instaladas no Centro Histórico e Centro Expandido, do Vista Alegre ao Capuava, incluindo o centro comercial do Santo Eduardo.

Elas auxiliam na prevenção e na investigação de crimes, tendo em vista que em caso de ocorrência ou suspeita, a GCM e a Polícia Militar são acionadas imediatamente. Para denunciar qualquer abuso no volume de aparelhos sonoros ou ações de perturbação do sossego, basta acionar a Guarda Civil Municipal pelos telefones: 153 ou 4781-3249.

Comentários